A Autoridade Nacional de Proteção Civil colocou em alerta vermelho, a partir de sábado, sete distritos do norte do país, face às previsões de tempo quente e seco e vento forte.

A partir das 00h00 de sábado e até segunda-feira estarão em alerta vermelho, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Para as regiões abrangidas serão pré-posicionados meios de resposta aos incêndios, estando previstas equipas de patrulhamento das Forças Armadas nos distritos em causa.

Segundo o Jornal de Notícias, a “Declaração da Situação de Alerta”, emitida pelo Ministério da Administração Interna, estabelece várias proibições para as regiões a norte do Douro. Entre elas, é proibida a “total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que possam ter sido emitidas, enquanto vigorar a Situação de Alerta”. Assim, as autarquias e organizações de festas populares estão proibidas de usar engenhos pirotécnicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR