O Grand Basel Motor Show não é dos salões automóveis mais conhecidos, mas é certamente um por onde desfilam veículos que são luxuosos, exuberantes, potentes ou, então, têm tudo isto em comum. Pois é exactamente para este certame helvético que a Tesla enviou uma série de convites onde se pode ler “This September, Tesla will be showing a surprise at Grand Basel”. O convite não podia ser mais enigmático, uma vez que, além do texto, apenas surge uma foto de uma parte de um veículo vermelho e preto, que tanto pode ser do Model 3, como do Roadster.

Nos últimos dias (mais semanas), o fabricante americano tem andado nas bocas do mundo e não pelos melhores motivos. Entre o ‘sai da bolsa’ e o ‘fica na bolsa’, e o interesse da família saudita e o da VW, para adquirirem uma fatia do (goste-se ou não) mais inovador fabricante dos últimos anos, a Tesla lá vai fazendo o seu caminho.

Este convite, agora tornado público, refere-se a um evento agendado para 5 de Setembro, vésperas da exposição, que vai entreter os visitantes entre os dias 6 e 9. A dúvida que se coloca é o que estará a Tesla a pensar levar até Basileia, que mereça ser considerado uma “surpresa”. Pode ser o Model 3, agora que já se sabe que foram solicitados os primeiros VIN destinados ao mercado europeu, mas a marca de Elon Musk também pode estar a referir-se à apresentação europeia do Roadster, agora já na versão definitiva.

A Electrek prevê que a surpresa seja o Roadster, apresentado em Novembro último nos EUA e que deverá entrar em produção em 2020. Como seria de esperar, há uma mão cheia – entender milhares – de clientes do Velho Contnente que encomendaram o desportivo, e outra coisa não seria de esperar. Por 200.000 dólares (172 mil euros), a Tesla promete o superdesportivo mais rápido do mundo, capaz de atingir 96 km/h em menos de 1,9 segundos, os 402 metros (1/4 de milha) com arranque parado em 8,8 segundos e mais de 402 km/h de velocidade máxima. A concorrência, para oferecer emoções similares, exige mais de 2 milhões de euros se for a gasolina e quase tanto quanto isso se for eléctrico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR