Os números não enganam: quatro em cada cinco utilizadores do Instagram seguem um negócio na rede social. Do lado dos vendedores, são mais de 25 milhões de contas criadas para promover os produtos, disse Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook. É a pensar nestes resultados que o Instagram estará a trabalhar numa app para fazer compras (que poderá chamar-se IG Shopping), avançou o The Verge, que consultou fontes próximas à rede social.

A app, que atualmente funciona também como forma de divulgação dos produtos, vai permitir que os utilizadores naveguem pelas coleções de produtos dos comerciantes que seguem e possam comprá-los diretamente, sem intermediários, concorrendo assim com plataformas como o Shopify. A empresa, refere o The Verge, recusou comentar ou confirmar a novidade, não sendo ainda conhecida a data do lançamento do novo projeto.

Esta não é a primeira aposta que o Instagram faz no ramo do comércio eletrónico. Na rede social, recorde-se, é possível saber o preço de um produto e ir diretamente ao website onde ele é vendido através de um simples toque na fotografia publicada.

O Instagram está também, desde junho, a testar compras através dos Instagram Stories. A funcionalidade, para já, só está disponível para determinados negócios, mas prevê-se que nos próximos meses consiga chegar a mais vendedores.

Em junho, o Instagram começou a testar compras através dos Instagram Stories.