Estados Unidos da América

Tensões comerciais reduzem ou atrasam investimentos nos Estados Unidos, diz Reserva Federal

A crescente tensão sobre as disputas das tarifas comerciais levou várias empresas a "reduzir ou atrasar" as decisões de investimento, embora a economia continue a expandir-se num ritmo moderado.

MICHAEL REYNOLDS/EPA

Autor
  • Agência Lusa

A crescente tensão sobre as disputas das tarifas comerciais levou várias empresas dos EUA a “reduzir ou atrasar” as decisões de investimento, embora a economia norte-americana continue a expandir-se num ritmo moderado, anunciou esta quarta-feira o Reserva Federal (Fed). “As empresas permaneceram geralmente otimistas em relação às perspetivas de curto prazo, embora a maioria dos distritos tenha expressado preocupação e incerteza sobre as tensões comerciais”, diz o relatório da Fed, conhecido como “livro bege”, que recolhe informações sobre a atividade nos Estados Unidos da América (EUA) nas últimas semanas.

O relatório salienta que as preocupações levaram várias empresas a “reduzir ou atrasar os investimentos de capital” nas diversas regiões. No geral, a atividade da economia dos EUA continuou a crescer “num ritmo moderado”, adianta o relatório publicado duas semanas antes da próxima reunião monetária da Fed, agendada para os próximos dias 25 e 26.

O documento também se refere às taxas aplicadas pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, em relação às importações, que elevaram os preços. “Os custos com fornecedores aumentaram mais rapidamente que os custos de venda ao público, embora tenha havido um aumento dos esforços para passar essas subidas de custos para os consumidores”, acrescentou.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: [email protected]
PGR

Um agradecimento a Joana Marques Vidal

Pedro Passos Coelho
211

Não houve a decência de assumir com transparência os motivos que conduziram à sua substituição. Em vez disso, preferiu-se a falácia da defesa de um mandato único e longo para justificar a decisão.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)