O desfile estava marcado para as 23h deste sábado, mas era já perto da uma da manhã quando quando as luzes da sala se apagaram para aquela que seria a grande celebração de 30 anos de carreira de Júlio Torcato. Antes de entrarem os manequins, um explicativo audível. Um vídeo apresentou cada um dos 30 protagonistas — além do designer, claro — da noite, pessoas do mais diversos quadrantes que, de alguma forma, são peças necessárias para contar três décadas de história.

“Não foi um desfile. Normalmente um desfile é a apresentação de uma coleção para uma determinada estação. Aqui, apresentei um conjunto de 30 peças maravilhosamente criadas por pessoas que me acompanharam ao longo da minha carreira, pessoas que me marcaram”, firma Júlio Torcato ao Observador. As tais 30 peças, repescadas do espólio do criador, foram intervencionadas por cada um dos convidados e amigos. Alguns deles desfilaram, tal como os manequins que apresentaram coordenados desenhados por Torcato para completar as obras-primas.

O manequim Rúben Rua com o designer Júlio Torcado, no fim da apresentação. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

O hairstylist Miguel Viana, Inês Torcato, a filha, a produtora Isabel Branco, os ex-manequins Pedro e Ricardo Guedes, a maquilhadora Lucília Lara, o stylist Nelson Vieira, o cantor Zé Manel e a ex-modelo Vera Deus estiveram entre as personalidades convidadas a participar no desfile. No lugar dos ausentes, como foi o caso de Paulo Cássio, com quem Torcato formou uma dupla no calendário da ModaLisboa, nos anos 90, foram os modelos a exibir as criações. De um casaco branco, o designer fez uma cadeira.

“Tive aqui a pessoa que desenhou a minha loja, o músico que cria as músicas para os meus desfiles, a Anabela Baldaque, um grande amiga de há muito tempo. A primeira loja onde tive roupa era de um grupo de designers, naquela altura, vanguardista. Chamava-se Código e ela foi uma das mentoras”, conta. Nos bastidores, antes e depois do desfile, o ambiente foi de festa. Entre brindes e abraços, o momento foi de celebração e não de antevisão de tendências para o próximo verão. “Foi efervescente. Foi uma festa de amigos que há muito não se encontravam”, refere o criador.

No mesmo ambiente de festa, Júlio Torcato despediu-se da passerelle. Este foi também o seu último desfile. Daqui, vai partir para apresentações em novos formatos. Deixar de criar e desenhar moda está fora de questão. “Em 30 anos, nem sei quantos desfiles foram, umas centenas talvez. E, nos últimos tempos, já não sentia paixão. Fazia sempre com gosto, mas era uma rotina que se estava a esgotar na minha cabeça”, conclui. O desfile encerrou a 43ª edição do Portugal Fashion.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR