A Turquia entrou gravações áudio captadas no momento da morte do jornalista Jamal Khashoggi à Arábia Saudita, Estados Unidos da América, Reino Unido, Alemanha e França, está a avançar a CNN. O presidente turco Recep Tayyip Erdogan falou à comunicação social pouco antes de viajar para Paris no âmbito das comemorações do fim da I Guerra Mundial: “Nós passámos as gravações. Demo-las à Arábia Saudita, à América, aos alemães, franceses e ingleses. Demos a todos eles”, confirmou.

Essas gravações áudio contêm pormenores do que aconteceu a Jamal Khashoggi a 2 de outubro de 2018, quando entrou no consulado da Arábia Saudita em Istambul para tratar de documentos e nunca mais foi visto. Partes do conteúdo dessas gravações já são conhecidas e sugerem que Jamal Khashoggi foi morto assim que entrou no escritório do cônsul. O corpo terá sido esquartejado e depois transportado em cinco malas para a residência do embaixador saudita. Lá, terá sido dissolvido em ácido.

Essa possibilidade ganhou solidez quando foram encontrados vestígios de ácido fluorídrico e outros químicos na casa do cônsul saudita, Mohammed al-Otaibi. A Arábia Saudita tinha dito que Jamal Khashoggi havia saído com vida do consulado, mas acabou por admitir que o jornalista foi morto no interior do edifício e que a morte tinha sido premeditada. Quanto ao conteúdo dessas gravações, Erdogan não quis revelar mais pormenores.

A notícia da entrega dos ficheiros áudio com os pormenores da morte de Jamal Khashoggi acontece no mesmo dia em que a polícia turca deu por terminadas as buscas pelo corpo do jornalista, avança a Al-Jazeera. No entanto, a investigação criminal vai prosseguir e o presidente da Turquia promete levar à justiça os responsáveis pelo colunista do The Washington Post.

A diretora da CIA, Gina Haspel, terá já ouvido uma gravação áudio captada durante a morte de Khashoggi no consulado da Arábia Saudita em Istambul, segundo afirmaram “duas fontes” à agência Reuters. Também à agência Reuters, uma “fonte conhecedora do assunto” revelou que um enviado saudita à Turquia terá também ouvido a gravação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR