O surfista português Frederico Morais foi esta quinta-feira eliminado na terceira ronda da prova em Haleiwa, Havai, do circuito de qualificação, ficando a apenas 14 décimas do apuramento para a fase seguinte.

Depois de um arranque razoável, com uma onda para a esquerda que lhe permitiu obter uma pontuação de 5,17 (em 10 possíveis), Kikas esperou para ficar novamente com a prioridade e arrancou para uma segunda onda para a direita que prometia dar-lhe uma boa pontuação. Contudo, um erro numa manobra logo no início da onda fez com que caísse e os juízes deram-lhe apenas 0,77 pontos.

Pouco depois, o surfista do Guincho voltou a atacar a direita, mas a onda não colaborou e a pontuação de 3,83 pontos espelha isso mesmo. Muito perto do final da bateria, Frederico Morais apanhou uma boa direita, conseguiu aplicar várias manobras, e parecia que ia conseguir a pontuação necessária para seguir em frente nesta prova das Qualifying Series (QS).

Porém, a nota de 4,33 pontos ficou 14 décimas abaixo da pontuação necessária para o atleta português prosseguir para a ronda 4 e Kikas, com uma pontuação final de 9,50 pontos, ficou fora desta que foi a primeira prova do Triple Crown (três provas havaianas), vendo dois brasileiros seguir em frente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa bateria dominada do início ao fim pelo brasileiro Mateus Herdy (pontuação final de 14,34 pontos no somatório das duas melhores ondas), Jesse Mendes – que, tal como Kikas, corre o Championship Tour (CT), o circuito de elite do surf mundial – conseguiu o apuramento com uma pontuação total de 9,64 pontos.

Frederico Morais, que entrou diretamente para a terceira ronda dado competir no CT, ficou em terceiro e o marroquino Ramzi Boukhiam ficou no quarto lugar, com 9,33 pontos. Esta tripla perna havaiana, composta por dois eventos das QS de 10.000 pontos e uma prova final do circuito mundial em Pipeline, arrancou na segunda-feira na praia de Haleiwa e estende-se até 24 de novembro. Depois, haverá um novo QS de 10.000 pontos em Sunset Beach (25 de novembro a 6 de dezembro), e segue-se o famoso Pipe Masters (8 a 20 de dezembro), sendo esta última prova a contar para o CT.

O outro português que competiu em Haleiwa, Vasco Ribeiro, também foi afastado da prova com uma pontuação de 11,93 pontos na segunda ronda, que decorreu na quarta-feira, numa bateria bastante disputada e que viu o havaiano Barron Mamiya obter o primeiro posto (13,83 pontos) e o sul-africano Adin Masencamp ficar no segundo lugar, com 12,43 pontos).