O quadro que ficou famoso na série de comédia da BBC Alô, Alô foi vendido este sábado por 15 mil libras (cerca de 16,8 mil euros)  na Casa de Leilões de East Bristol, noticia a BBC. A Madonna Caída com Maminhas Grandes, do artista ficcional Van Clomp foi a peça central dos episódios da série dos anos 80 e 90 e foi motivo de várias piadas.

A série, emitida entre 1982 e 1992, era protagonizada por Gorden Kaye – que morreu no ano passado — que interpretava a personagem de René, dono de um café na praça de Nouvion, uma aldeia no norte de França, ocupada pelas tropas alemãs, durante a II Guerra Mundial.

A série, emitida entre 1982 e 1992, era protagonizada por Gorden Kaye – que morreu no ano passado (Foto: abcnews/Twitter)

A Madonna Caída com Maminhas Grandes era cobiçada e procurada pelos nazis. Por isso, ao longo dos episódios, René ia escondendo o quadro das mais variadas formas, tornando um elemento central da série: enrolando-o dentro de salsichas alemãs ou escondendo-o dentro de calças, por exemplo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fiquei impressionada com tanto interesse. E 15 mil libras para um acessório de televisão é simplesmente fantástico. Foi vendido por mais do que a maioria das obras de arte reais”, disse a leiloeira Andy Stowe à BBC.

De acordo com Stowe, houve 25 pessoas interessadas na Madonna Caída com Maminhas Grandes, em todo mundo. O quadro tinha um preço estimado entre cinco mil e 10 mil libras mas acabaria, então, por ser comprado por muito mais: 15 mil libras (cerca de 16,8 mil euros).

O nome do novo dono do quadro não foi revelado mas, segunda a leiloeira Andy Stowe, sabe-se que a Madonna “está a ir para casa”: o comprador é um habitante de Nouvion, a cidade onde a série se realizava. “É o melhor resultado possível, a pintura está efetivamente a ir para casa”, disse a leiloeira.