A bolsa de Lisboa seguia esta terça-feira em alta ligeira, a contrariar a tendência das congéneres europeias que estão cautelosas, depois da euforia de segunda-feira após a trégua comercial entre os EUA e a China.

Pelas 08h50, o principal índice da praça de Lisboa, o PSI20, seguia a avançar 0,12% para 4.995,00 pontos, com sete ações a subirem, nove a descerem e duas inalteradas (a Ramada Investimentos e a Sonae Capital).

A NOS e a REN eram as empresas que mais subiam, avançando 0,55% e 0,50% para 5,51 euros e 2,41 euros, respetivamente. A Jerónimo Martins somava 0,43% para 10,63 euros e a EDP subia 0,32% para 3,12 euros. A penalizar seguiam as ações da Navigator, que recuavam 1,40% para 3,79 euros, e as do BCP que desciam 1,18% para 0,25 euros. A Galp também estava em terreno negativo, a negociar nos 0,27% para 15,02 euros.

Lisboa contrariava a tendência numa sessão em que as principais bolsas europeias estão em baixa, cautelosas com a trégua comercial entre os Estados Unidos e a China, depois de responsáveis dos dois países terem enviado mensagens confusas sobre o assunto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na sessão desta terça-feira, além dos assuntos comerciais entre os Estados Unidos e a China, o foco dos investidores vai centrar-se em Itália, que segundo informações poderia estar a negociar com a Europa uma descida do objetivo do défice.

À espera que se alcance um acordo, os ministros da Economia e Finanças da União Europeia (Ecofin), que se reúnem esta terça-feira, poderiam decidir abrir um procedimento de défice excessivo a Itália pela elevada dívida que o país apresenta.

Os Estados Unidos e a China decidiram neste fim de semana na cimeira do G20, em Buenos Aires, Argentina, suspender a imposição de taxas aduaneiras durante um prazo de 90 dias enquanto negoceiam um acordo comercial.

Em Bruxelas, os ministros das Finanças da União Europeia chegaram a um acordo sobre a reforma da zona euro, após 18 horas de negociações, conforme anunciou o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno.

Em conferência de imprensa, no final de uma maratona negocial de 18 horas que teve início na tarde de segunda-feira em Bruxelas e prolongou-se madrugada dentro, Centeno anunciou: “Devo dizer que conseguimos. Depois de vários meses de intensas negociações e de uma reunião difícil, chegámos a um acordo sobre um plano para fortalecer o euro. Um plano que tem o aval de todos nós”.

Mário Centeno anuncia acordo sobre reforma da zona euro

Precisamente um ano depois de ter sido eleito presidente do fórum dos ministros das Finanças da zona euro, o ministro português alcançou o progresso mais significativo para completar a reforma das instituições da zona euro, aquela que apontou como a grande prioridade da sua presidência.

Em Espanha, os investidores continuam a analisar os resultados das eleições na Andaluzia, onde a esquerda perdeu a maioria e a soma do PP, Ciudadanos e Vox pode levar as forças de centro e direita ao Governo pela primeira vez na história da autonomia.

A nível cambial, o euro abriu em alta no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1385 dólares, contra 1,1347 dólares na segunda-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em fevereiro abriu esta terça-feira em alta, a cotar-se a 62,28 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,89% que na sessão anterior e depois de ter estado acima dos 85 dólares no início de outubro.