Um foguetão Falcon 9 da SpaceX falhou o local de aterragem esta quarta-feira e despenhou-se no oceano Atlântico, confirmou Elon Musk, líder da empresa, nas redes sociais. Este é o primeiro acidente da SpaceX com um Falcon 9 desde que a companhia decidiu reabilitar esta frota de foguetões, em 2016. Sete minutos após levantar voo, e depois de deixar uma cápsula Dragon em órbita com sucesso, o foguetão devia ter aterrado numa plataforma de cimento no Cabo Canaveral (EUA). Mas perdeu controlo e caiu na água.

De acordo com as explicações de Elon Musk no Twitter, o acidente foi causado por um problema numa das grelhas na parte inferior do foguetão, que é responsável por conduzir o propulsor até ao local de aterragem pretendido. Apesar de o erro ter levado o foguetão para dentro de água, a SpaceX espera ser capaz de recuperar o Falcon 9: “Ele não parece estar danificado e continua a transmitir dados”, anunciou o presidente da companhia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de ser possível recuperar o Falcon 9, o acidente põe fim a meses de sucesso a fio com o foguetão. Depois de serem enviados para o espaço, os Falcon 9 podem aterrar numa plataforma móvel posta no oceano ou então numa plataforma de cimento construída em terra, no Cabo Canaveral. As imagens da SpaceX a aterrar foguetões são famosos por parecerem vídeos a rebobinar a partir de um lançamento. Até esta quarta-feira a SpaceX tinha sido capaz de fazer 12 aterragens seguidas em terra. E o último erro numa aterragem em mar tinha sido em junho de 2016.

Agora houve o primeiro acidente desde então com um Falcon 9. Antes disso, o mais recente problema com um foguetão da SpaceX tinha sido em fevereiro de 2018, mas com um Falcon Heavy, um veículo espacial com três propulsores. Nessa altura, os dois núcleos externos do foguetão pousaram com sucesso praticamente ao mesmo tempo nas plataformas de aterragem, mas o núcleo central ficou sem fluido de ignição e caiu no oceano Atlântico.

O Falcon Heavy, o foguetão mais poderoso do mundo, já está no ar. Foi aberta uma nova era espacial

Quanto ao acidente de esta quarta-feira, Elon Musk garantiu que “há um navio de recuperação a caminho” do local do acidente. A Comissão de Gestão de Emergências diz que a queda do Falcon 9 no mar não representa qualquer perigo para a população: “Em termos de segurança pública, o veículo fica mesmo muito longe de qualquer estrutura onde possa representar o mais pequeno risco para a população ou propriedades”, garantiu um porta-voz. Nem mesmo a tripulação a bordo do navio que vai recuperar o foguetão está em perigo: antes de cair, e percebendo que estava descontrolado, o foguetão soltou os combustíveis que tinha no tanque.

Enquanto isso, a cápsula Dragon abriu os painéis solares e conseguiu chegar à Estação Espacial Internacional. A missão não foi minimamente afetada pelo acidente. Lá dentro segue comida para a tripulação a bordo do laboratório espacial, que agora tem três novos habitantes: Anne McClain (Estados Unidos), David Saint-Jacquesof (Canadá) e Oleg Kononenkoof (Rússia). Os dois astronautas e o cosmonauta foram os primeiros a chegar à Estação dois meses depois de a Roscosmos ter suspendido todos os voos tripulados para o espaço após um acidente com um Soyuz.

O momento em que a tripulação do Soyuz atracou na Estação Espacial, dois meses após acidente