O jovem engenheiro August Achleitner iniciou a sua carreira na Porsche, em 1983, onde foi subindo na hierarquia até que, em 2001, foi escolhido para ser o responsável pelo 911, o modelo mais prestigiado da casa e o mais importante comercialmente, uma vez que os SUV só começariam um ano depois, com o Cayenne.

A tarefa deste técnico estava longe de ser fácil, pois tinha de manter actual e o mais eficaz possível um desportivo que foi concebido em 1963, com duas características que influenciavam o seu desempenho, sobretudo face à concorrência: muito peso atrás e pouco à frente e uma generosa quantidade desta massa colocada atrás do eixo posterior, o que torna delicada a sua condução no limite.

Novo Porsche 911 já é oficial. E já está à venda

Apesar de limitado pelas suas formas – que são um dos maiores trunfos do elegante modelo alemão – e arquitectura, Achleitner nunca se poupou a esforços para manter o 911 tão eficaz quanto possível, face a uma concorrência que adoptou a colocação central da mecânica, sem qualquer peso “pendurado” atrás do eixo traseiro, com as vantagens daí resultantes. E daí que surgissem soluções como as rodas traseiras direccionais, tecnologia popularizada pelo Renault Mégane, que ajudavam a tornar o 911 mais dócil, especialmente nas versões mais desportivas. E até foi Achleitner o pai do 911 RSR, o 911 de competição que foi igualmente o único a montar o motor à frente do eixo motriz, no local onde os veículos de série têm os dois pequenos lugares traseiros.

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Agora, dias depois da apresentação da mais recente geração do Porsche 911, conhecida como 992, August Achleitner abandona a marca alemã, após 35 anos ao serviço do construtor. O seu substituto será, a partir de Janeiro, Frank-Steffen Walliser, o engenheiro de 49 que até aqui liderou o departamento de Motorsport. A este, Achleitner deixa um 911 já “com espaço para alojar baterias”, segundo anunciou em Los Angeles, além de “uma caixa de velocidades nova e com um espaço vago atrás, onde se pode aplicar um motor eléctrico”, assim que a Porsche decida avançar com o 911 híbrido.