Os sindicatos dos enfermeiros vão fazer, em breve, um novo anúncio de pré-greve de 45 dias, avança o Público. Foi isso que ficou definido durante a reunião desta terça-feira do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) com a Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE), que serviu para tomar uma decisão sobre “estratégias futuras”, segundo disse Lúcia Leite, diretora da ASPE, ao mesmo jornal.

A próxima paralisação vai acontecer em cinco centro hospitalares, mas não necessariamente nos mesmos onde a atual greve, iniciada a 22 de novembro, se tem feito sentir. Lúcia Leite não quis adiantar ao Público quais serão os hospitais afetados pelo novo protesto de 45 dias nem a data de início do mesmo.

Os enfermeiros vão continuar em greve até ao final do ano. A atual paralisação, convocada pelo Sindepor e pela ASPE, está a afetar os blocos operatórios do Centro Hospitalar Universitário de S. João, no Centro Hospitalar Universitário do Porto, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e no Centro Hospitalar de Setúbal.

Em causa está a falta de valorização da profissão e as dificuldades das condições de trabalho no Serviço Nacional de Saúde, sobre as quais estes profissionais se têm há muito vindo a queixar. Os enfermeiros pedem ainda progressões na carreira e a consagração da categoria de enfermeiro especialista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR