A Raize, uma fintech — empresa que cria software para finanças e bancos — de origem portuguesa, vai criar um “marketplace” de depósitos bancários. Objetivo? “Canalizar” os depósitos bancários do portugueses para novas opções de poupança, refere a empresa em comunicado.

Em Portugal, cerca de 143 mil milhões em depósitos bancários de particulares, dos quais 84% aufere uma remuneração inferior a 0,18% por ano. A maioria dos depósitos estão concentrados em cinco grandes instituições, o que faz com que não haja incentivo para remunerar os aforradores. O marketplace de depósitos da Raize vai ser importante para canalizar recursos para instituições mais pequenas e fomentar a poupança dos portugueses”, diz José Maria Rego, um dos fundadores da Raize.

Raize na bolsa. Nenhum novo acionista investe menos de mil euros

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Razie não avança ainda informação sobre que bancos vão passar a oferecer estas propostas de investimento, mas refere que será com “bancos nacionais”. Além disso, diz a empresa, o marketplace não vai ter qualquer custo para os depositantes. Como garantia, a empresa afirma que vai criar, por instituição bancária, um fundo de até cem mil euros.

Raize em bolsa. Não invista se confia nas lições de Warren Buffett

Estes depósitos vão ser definidos por cada um dos bancos em parceria com a Raize. O investimento nestes depósitos mantém-se gratuito e os riscos, existentes em qualquer investimento, estão associados aos negócios nos quais a Raize investe.

Este mercado de depósitos vai utilizar a Chave Móvel Digital, uma ferramenta criada pela Agência da Modernização Administrativa, que permite fazer operações financeiras que antes eram apenas possíveis de fazer presencialmente, como abrir uma conta num banco.

A Raize, fundada em 2014, tem como principal missão investir em pequenas e médias empresas. A startup de tecnologia financeira oferece várias opções de investimento para particulares a partir de baixos valores. Atualmente, é um dos principais investidores de PME’s em Portugal e está cotada na Euronext Lisbon (MLRZE).

Raize. Conheça a estratégia para ganhar até 5% por ano a emprestar a PME portuguesas