A Câmara de Mafra vai liderar a empreitada da instalação do Museu Nacional da Música no Palácio de Mafra, e a Universidade Nova de Lisboa vai estabelecer um polo de investigação, segundo os protocolos assinados esta quarta-feira em Lisboa.

A cerimónia, desta quarta-feira às 12h00, nas atuais instalações do Museu Nacional da Música (MNM), na estação de Metropolitano do Alto dos Moinhos, contou, entre outras personalidades com a ministra da Cultura, Graça Fonseca.

É mais um passo na concretização da instalação do MNM no Palácio Nacional de Mafra (PNM)”, depois do protocolo assinado em 31 de janeiro último, para a sua instalação naquele monumento, disse, à agência Lusa, Graça Fonseca.

Um dos protocolos é de “descentralização de competências do Estado”, atribuindo à câmara mafrense a liderança na empreitada e obra da instalação, correspondendo a um desafio da autarquia, adiantou a ministra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O outro, com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, enquadra a instalação no PNM de um polo de investigação, ligado à etnomusicologia e à Sociologia e Estética Musical, disse a ministra.

“A Nova vai [ainda] auxiliar na parte do projeto de arquitetura, na definição do programa funcional que a empreitada vai ter”, disse a ministra, acrescentando que a Direção-Geral do Património Cultural, juntamente com o MNM, é que tem a responsabilidade de construir o projeto museológico, que naturalmente vai beneficiar dos centros de investigação, isto é uma cooperação tripartida”.

Questionada sobre a escolha da localização em Mafra, Graça Fonseca afirmou: “Quando me perguntam porquê Lisboa, eu pergunto porque não Mafra?”

A ministra disse que “Mafra é um local extraordinário para um MNM, em qualquer país do mundo; onde temos um conjunto de carrilhões, seis órgãos portugueses, uma biblioteca com milhares de documentos relacionados com a música e a capacidade de instalar um polo de investigação dedicado á ciências musicais”

“Mafra tem todas as componentes para se tornar um projeto de referência mundial”, sublinhou a governante.