O drift é uma modalidade imprópria para cardíacos. Não apenas porque os carros são muito potentes, ou por andarem sempre muito atravessados ou até mesmo por destruírem os pneus traseiros, transformando-os em fumo. A emoção é sobretudo fruto de, durante a competição, rodarem a centímetros uns dos outros, completamente de lado e a milímetros do muro, pois quanto mais perto melhor. Tudo porque aqui o espectáculo proporcionado é tão valorizado pelos juízes quanto o tempo conseguido na volta ao circuito.

Os veículos utilizados no drifting têm sempre exclusivamente tracção traseira, autoblocantes fortíssimos (e mecânicos por simplicidade, robustez e custo) para garantir que as rodas posteriores perdem aderência à mínima solicitação do acelerador, e um sistema de direcção em que as rodas da frente quase conseguem virar a 90º, face ao eixo longitudinal do modelo. A novidade aqui é o facto de o novo Toyota Supra, que começou em Março a ser fabricado pela Magna, na Áustria, já se encontrar a queimar borracha pela mão do piloto Daigo Saito.

5 fotos

O Supra é um veículo desenvolvido em colaboração com a BMW, pois herda a plataforma e motores que os alemães usam no roadster Z4. Porém, o carro japonês foi entregue à Gazoo Racing, a sua equipa de competição, que tratou de o dotar com um comportamento à altura dos seus pergaminhos. Mas o Supra de Saito, excepção feita para as alterações já mencionadas, conta ainda com outras relacionadas com a adopção de suspensões mais duras, menor altura ao solo e uma forte redução do peso.

Porém, a diferença mais relevante está na mecânica, com a caixa a ser substituída por outra de competição, sequencial. Pelo seu lado, o motor 3.0 de seis cilindros em linha sobrealimentado foi “puxado” para 3,4 litros, enquanto o turbocompressor foi substituído por outro, substancialmente maior, capaz assim de extrair mais potência. Daí os 812 cv que transformam este exemplar da nova geração A90 do Supra num verdadeiro foguete.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR