António Lobo Xavier vai ser o mandatário do CDS para as eleições europeias, confirmou o Observador junto de fonte do partido. O histórico militante e antigo deputado e líder parlamentar do CDS vai assim ser um dos principais promotores da campanha encabeçada por Nuno Melo. O PSD também já anunciou, em fevereiro, que o atual comissário europeu Carlos Moedas será o mandatário da campanha social-democrata liderada por Paulo Rangel.

Lobo Xavier tem 59 anos, é advogado e, por indicação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faz parte do Conselho de Estado. Foi eleito deputado duas vezes pelo CDS, onde foi também líder parlamentar. Atualmente tem protagonismo mediático como comentador no programa Circulatura do Quadrado, na TVI, e é administrador não executivo de várias empresas.

A lista do CDS às europeias de 26 de maio é encabeçada por Nuno Melo, atualmente o único eurodeputado do partido, seguindo-se o ex-ministro Pedro Mota Soares, Raquel Vaz Pinto e Vasco Weinberg nos primeiros quatro lugares da lista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR