Celebridades

Bolsonaro, Taylor Swift e Emilia Clarke: as 100 pessoas mais influentes segundo a Time

Já são conhecidos os nomes das 100 personalidades mais influentes de 2019. Do presidente brasileiro Jair Bolsonaro à atriz que interpreta Daenerys Targaryen na série "Guerra dos Tronos".

© EVARISTO SA/AFP/ABIR SULTAN/EPA/Getty Images

Jair Bolsonaro, Taylor Swift e Emilia Clarke. O trio improvável tem pouco em comum: um é o presidente do Brasil, eleito em outubro de 2018, a outra uma cantora norte-americana de sucessivos “hits” musicais e a terceira uma atriz britânica cuja carreira de sucesso deve-se à série “Guerra dos Tronos”, já na sua oitava e final temporada. Os três constam na lista das 100 pessoas mais influentes segundo a Time.

A lista anual foi divulgada esta quarta-feira e nela constam personalidades de diferentes áreas, distribuídas por cinco categorias — “Pioneiros”, “Artistas”, “Líderes”, “Ícones” e “Titãs”. Os nomes são selecionados pelos editores da Time, sendo que cada personalidade da lista é introduzida por uma outra figura notável, que escreve um pequeno perfil sobre a pessoa em questão.

O nome de Jair Bolsonaro integra a coluna dos “Líderes” e surge lado a lado com Donald Trump, presidente dos EUA, Jacinda Arden, primeira-ministra da Nova Zelândia e o Papa Francisco. Sobre Bolsonaro, Ian Bremmer, cientista político e colunista da Time, escreve que este é uma “personagem complexa”. Se por um lado representa a “quebra brusca” com uma década marcada pela corrupção de alto nível no Brasil, por outro, é dono de uma “masculinidade tóxica”, além de ser um descrito como um “homofóbico ultraconservador que pretende travar uma guerra cultural e, talvez, reverter o progresso do Brasil no combate às mudanças climáticas”.

Taylor Swift, por sua vez, figura na lista dos “Ícones” e partilha palco com a ex-primeira-dama dos EUA Michelle Obama, o realizador SpikeLee e a cantora Lady Gaga, que este ano que venceu o óscar de Melhor Canção Original com o tema “Shalow” do filme “Assim nasce uma estrela”. Swift, de 29 anos, é introduzida pelo também músico Shawn Mendes que escreve que Swift “faz o trabalho de criar música para milhões de pessoas parecer fácil”, algo que se deve à sua habilidade “para ser o mais honesta e crua possível”.

Já a atriz Emilia Clarke consta na lista do artistas e, segundo a colega de profissão Emma Thompson, “tem a coragem de um pequeno leão”, a “resistência um pónei galês” e a “alma de um palhaço”. Ainda nesta coluna estão nomes como Dwayne Johnson, Brie Larson, Glenn Close e Ariana Grande.

A 16º edição da lista contém o nome de 48 mulheres, o que a publicação Vanity Fair garante ser um recorde. A lista completa, que não tem ordem definida, pode ser consultada aqui.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: acmarques@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)