Vistos Gold

Estado ganhou mais de 167 milhões de euros com taxas dos vistos gold

Em sete anos, os cidadãos estrangeiros terão investido 4,4 mil milhões de euros, sobretudo no setor imobiliário. Como a emissão e renovação dos títulos o Estado arrecadou 167 milhões.

Desde 2012, já se contabilizaram 4,4 mil milhões de euros de investimento para acesso a vistos gold, sobretudo no setor imobiliário

Global Imagens

A emissão e renovação dos vistos gold (regime de Autorização de Residência para a atividade de Investimento) já permitiu ao Estado português arrecadar mais de 167 milhões de euros em taxas desde 2012. Em média, são 24 milhões de euros por ano, que resultam da emissão de mais de 19 mil vistos gold emitidos e de mais de 17 mil renovações, de acordo com os números divulgados esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias.

Estes valores, apurados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e pelo Fundo para as Relações Internacionais do Ministério dos Negócios Estrangeiros, mostram que houve manutenção destes títulos a 68% dos beneficiários, sendo que dos 19.704 vistos gold aprovados até março deste ano, 17.242 tiveram atos de renovação (os títulos são renováveis passado um ano da sua atribuição e depois a cada dois anos).

No total, são 4,4 mil milhões de euros de investimento para ter acesso a vistos gold, sobretudo no setor imobiliário. A emissão de cada visto custa 5.324,6 euros, a que acresce uma taxa de 532,7 euros (correspondente à análise do pedido). A renovação do título fica por 2.662,3 euros, acrescidos da mesma taxa.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Demografia

Envelhecimento e crescimento económico /premium

Manuel Villaverde Cabral

Nada é mais importante para países como Portugal do que o imparável envelhecimento da população e as suas consequências a todos os níveis da sociedade, da saúde ao potencial de crescimento económico.

Crónica

Amorfo da mãe /premium

José Diogo Quintela

O Governo deve também permitir que, no dia seguinte ao trauma que é abandonar a criança no cárcere escolar, o progenitor vá trabalhar acompanhado pelo seu próprio progenitor. Caso precise de colinho.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)