A cerimónia das ascensão foi tão breve quanto significativa. E se o novo imperador prometeu desde logo assumir as funções de um símbolo de unidade e manifestou o desígnio de perseguir a paz, os japoneses responderam este sábado com uma verdadeira enchente, para assistir o mais perto quanto possível à primeira aparição pública do recém-chegado ao trono de Crisântemo.

Muitos gritos e bandeiras marcaram este dia em Tóquio, com Naruhito e a sua mulher, Masako, devidamente protegidos pelo vidro, a cumprimentarem a multidão a partir da varanda do palácio, um gesto excecional já que este acontecimento costuma estar reservado para os festejos de Ano Novo e na data de aniversário do imperador.

O acenar à varanda do palácio imperial, em Tóquio. © Behrouz MEHRI / AFP/ Getty Images

“Rezo pela vossa saúde e alegria” foi uma das frases do discurso de Naruhito, que sublinhou outros desejos. “Desejo sinceramente que a nossa nação se desenvolva dando a mão a outras nações no sentido da paz global”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o canal público NHK, são esperadas seis rondas de saudações à população, a primeira realizou-se às 10 da manhã e a última está agendada para as 15h. A Agência Imperial viu-se mesmo forçada a abrir as portas vinte minutos antes do previsto dada a afluência, com 49 mil pessoas a engrossarem a longa fila que se estendia até à vizinha estação de Tóquio.

O evento é o coroar de uma celebração que se prolonga há vários dias. Recorde-se que a transição no trono, uma alteração que não se registava há 200 anos, foi precedida de um longo feriado, uma autêntica Golden Week alargada de 10 dias, ao longo dos quais o ambiente festivo contagiou tudo e todos.

Os noodles instantâneos, as aventuras em Londres e a ecologia: quem é o próximo imperador do Japão?

Enquanto o país espera que toda esta euforia se traduza num impulso económico, a população divide-se entre a corrida às promoções no merchandising alusivo à nova era, Reiwa, e ainda aos cartórios. Segundo o Japan Times, centenas de casais escolheram a data para oficializarem o seu casamento.