O avião de combate aproxima-se lentamente da Barragem de Castelo de Bode e acaba por embater de frente: os breves segundos que levaram o aparelho que estava em missão de combate a incêndio a afundar nas águas do Zêzere podem agora ser vistos num vídeo que circula nas redes sociais.

O presidente da Câmara Municipal de Ferreira de Zêzere, Jacinto Lopes, explicou em declarações à Rádio Observador que o acidente ocorreu numa manobra de reabastecimento — num local definido para o efeito — e que “algo correu menos bem”. O piloto optou por fazer uma amaragem no rio para evitar um acidente mais grave. O aparelho foi posteriormente localizado a 25 metros de profundidade.

O avião está preparado para este tipo de cenário, já que tem flutuadores.

O piloto, que saiu ileso, foi assistido por equipas pré-hospitalares e dispensou tratamento hospitalar. O alerta foi dado pelo piloto de um outro avião que seguia ao lado deste aparelho.

O avião estava estacionado em Ponte de Sor, distrito de Portalegre, e dirigia-se para o combate a um incêndio rural em Pombal, no distrito de Leiria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR