A semana começa com uma ligeira queda de temperatura nesta segunda-feira em Portugal. Lisboa pode vir a registar 26º Celsius de máxima e céu nublado, e Santarém 28º. No norte, Porto tem previsão de atingir os 21º, Braga pode atingir os 27º e Viseu os 24º. Ao sul do país, as temperaturas podem continuar altas, podendo chegar aos 29º em Faro. As temperaturas mais altas do país poderão ser sentidas em Évora, Beja e Castelo Branco, com 33º, 31º e 30º respetivamente, de acordo com os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Portalegre, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Beja e Faro estão esta segunda-feira em risco máximo de incêndio, segundo o IPMA.

O IPMA colocou ainda dezenas de concelhos do interior Norte e Centro do país, assim como alguns concelhos da região do Algarve em risco muito elevado de incêndio e dezenas de outros de Norte a Sul em risco elevado.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave. Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta segunda-feira uma descida da temperatura, em especial da máxima e no litoral Norte e Centro, com uma intensificação do vento no litoral e nas terras altas a partir da tarde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR