A Coreia do Norte disparou pelo menos um projétil na madrugada desta quarta-feira, que parece ter caído na zona económica exclusiva do Japão, indicou um porta-voz do Executivo nipónico. Segundo a BBC, que cita autoridades da Coreia do Sul, poderá tratar-se de um míssil lançado a partir de um submarino, que alcançou uma distância de cerca de 450 quilómetros e chegou a uma altitude de 910 quilómetros. Contudo, os Estados Unidos afirmam que o projétil não foi disparado de um submarino, de acordo com a CNN.

O projétil terá sido lançado a partir da cidade de Wonsan, na província norte-coreana de Kangwon. “Um deles parece que caiu nas águas (…) no interior da zona económica exclusiva (ZEE) do Japão”, afirmou Yoshihide Suga, à comunicação social.

O lançamento ocorreu horas depois de um diplomata norte-coreano ter afirmado que a Coreia do Norte e os Estados Unidos tinham concordado em regressar às negociações do dossier nuclear. As negociações têm estado num impasse desde há meses, depois do colapso de uma cimeira entre os líderes norte-coreano, Kim Jong-un, e norte-americano, Donald Trump, devido a desacordos sobre a troca de levantamento de sanções pelo desarmamento.

EUA e Coreia do Norte retomam diálogo para desnuclearização na sexta-feira

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR