A Proteção Civil dos Açores recomendou estas medidas de autoproteção, como a consolidação de telhados, portas e janelas, durante a passagem da depressão Elsa pela região, entre terça e quinta-feira.

Numa nota enviada esta segunda-feira às redações, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) recomenda também a limpeza dos sistemas de drenagem e que sejam guardados objetos soltos que possam ser projetados pelo vento, como caixotes de lixo ou mobiliário de jardim. Durante a passagem da depressão Elsa pelo arquipélago, os açorianos devem fechar bem portas, janelas e persianas, abrigar os animais, reforçar as amarrações das embarcações ou mudá-las para um local seguro, e evitar zonas baixas junto da orla marítima.

A população deve ainda ficar atenta “às recomendações difundidas pelas entidades oficiais e comunicação social”, sendo que o SRPCBA disponibiliza informação atualizada na aplicação Prociv Azores ou no ‘site’ da Proteção Civil regional (www.prociv.azores.gov.pt). “Uma depressão a noroeste com deslocamento para leste/sueste vai passar a norte do arquipélago, provocando um agravamento do estado do tempo” em todo o arquipélago, entre terça-feira e quinta-feira, informa o IPMA.

Para o grupo Ocidental (Flores e Corvo) foi emitido um aviso amarelo por causa do vento entre as 12h locais (mais uma hora em Lisboa) de terça-feira e as 00 de quarta-feira. Na quarta-feira, aquelas duas ilhas passam a estar sob aviso laranja no período entre as 00 e as 18h, devido às previsões de vento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As previsões de ondas de oeste/noroeste de seis a sete metros vão deixar as ilhas das Flores e Corvo também sob aviso amarelo entre as 18h de terça-feira e as 00 de quarta-feira. As previsões apontam ainda para ondas de oeste/noroeste de sete a oito metros para o grupo Ocidental, pelo que foi também emitido aviso laranja de agitação marítima das 00 de quarta-feira às 6h de quinta-feira.

Para as ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), o IPMA emitiu aviso amarelo referente a vento entre as 15h e as 21h de terça-feira, passando a laranja até às 18h de quarta-feira.

As cinco ilhas do grupo Central vão estar igualmente sob aviso amarelo devido às previsões de agitação marítima das 00 às 6h de quarta-feira, período em que as ondas de oeste/noroeste poderão atingir entre os seis e sete metros. No período entre as 6h de quarta-feira e as 00h de quinta-feira, o aviso de agitação marítima para o grupo Central passa a laranja, já que as ondas de oeste/noroeste poderão atingir entre os sete e oito metros.

Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) vigora um aviso amarelo por causa do vento entre as 00:00 de quarta-feira e as 06:00 de quinta-feira, prevendo-se ainda agitação marítima, com ondas de oeste de seis a sete metros. O IPMA adianta que as rajadas de vento poderão “superar os 100 quilómetros por hora nos grupos Ocidental e Central”.