Sempre que se fala de SUV desportivos, entre aqueles fabricados em grandes quantidades, uma das referências é necessariamente o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 2.9 V6 Biturbo, o modelo que surpreendeu e destronou a concorrência alemã, tradicionalmente dominante no mercado, nos capítulos de potência absoluta e de comportamento eficaz. Neste segmento de SUV desportivos, um dos modelos mais recentes é o BMW X3 M na versão Competition, sensivelmente com as mesmas dimensões, peso e potência.

Ambos os SUV debitam 510 cv, com o Alfa a extraí-los de um V6 Biturbo com 2,9 litros, enquanto o BMW recorre a um bloco com seis cilindros em linha, igualmente soprado por dois turbos e com 3 litros de capacidade. Em igualdade de potência (510 cv) e de binário (600 Nm), o X3 M Competition deverá sentir algumas dificuldades em ultrapassar o seu peso superior, uma vez que anuncia mais 140 kg do que o seu rival transalpino, pelos valores declarados pelo fabricante de acordo com a norma europeia, apesar de os apresentadores do vídeo afirmarem o aposto.

De acordo com as regras estabelecidas pela TFLCar para este teste de aceleração, única forma de determinar qual dos três SUV é o mais rápido, os dois modelos com motor a gasolina vão decidir entre si qual o melhor, para o vencedor enfrentar de seguida o representante dos SUV eléctricos alimentados por bateria. E aqui é mais complexo definir quem tem a maior probabilidade de ser mais rápido a acelerar, uma vez que o Model X escolhido para o comparativo é o Dual Motor e não o Performance, o que significa que em vez que de extrair 612 cv dos seus dois motores eléctricos, usufrui de apenas 421 cv, substancialmente menos do que os seus rivais. Isto provoca algum desequilíbrio em termos de preço, uma vez que tanto o Alfa como o BMW são proposto por 129 mil euros em Portugal, enquanto esta versão do Model X é proposta por 95 mil euros.

Além de ser menos potente, a versão escolhida do SUV da Tesla pesa bastante mais do que os seus adversários, pois com 2.534 kg, o Model X acusa mais 489 kg do que o BMW e mais 629 kg do que o Alfa. A TFLCar optou por acelerar de 0-60 milhas por hora, ou seja, cerca de 0-97 km/h, o que deverá favorecer o Model X, embora este anuncie 4,6 segundos de 0-100 km/h, contra 4,1 segundos do X3 M Competition e 3,8 segundos do Stelvio Quadrifoglio 2.9 V6. Para saber quem se sagrou o vencedor, é só carregar em play.