A nova porta-voz do CDS será Cecília Anacoreta Correia, mulher do antigo deputado centrista Filipe Anacoreta Correia, que foi apoiante do atual presidente nas eleições para liderança. Francisco Rodrigues dos Santos estava a ser pressionado desde o Congresso para integrar mais mulheres na direção e já tinha anunciado no final de janeiro que seria uma mulher a ocupar o cargo. O antigo dirigente António Pires de Lima também tinha exigido esta sexta-feira no programa Vichyssoise, da Rádio Observador, que o cargo fosse ocupado por uma mulher. Fonte da direção do CDS confirmou ao Observador a escolha.

Cecília Anacoreta Correia foi advogada na Abreu Advogados entre 2006 e dezembro de 2018. No final de 2018 foi nomeadaconsultora principal do Centro de Competências Jurídicas do Estado (JurisAPP)” pelo socialista e então secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Tiago Antunes.

A advogada e professora universitária (desde 2004) tem 43 anos e é casada com o presidente da Mesa do Conselho Nacional do CDS e é mãe de 4 filhos. É atualmente membro do Conselho Nacional do CDS.

Francisco Rodrigues dos Santos anunciou na primeira reunião da direção que Cecília Anacoreta Correia “seria a sua escolha para o lugar, pela sua competência, inteligência, por ser uma mulher de convicções”. Um dos aspetos pelos quais foi escolhida pela atual direção do CDS é “porque alia a sua experiência profissional à defesa de causas sociais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As escolhas de Francisco Rodrigues dos Santos para a direção do CDS tinham sido criticadas pela falta de paridade existente, por as mulheres estarem pouco representadas.

Um ‘vice’ acusado de homofobia, poucas mulheres e a tentativa de união. As polémicas da nova direção do CDS