A 46ª edição do Portugal Fashion vai marcar o arranque das celebrações dos 25 anos do evento e dos 10 anos da plataforma Bloom, dedicada aos jovens designers de moda.
“25 Years Celebrating Talent” é a campanha que já está na rua com 13 cartazes cujos protagonistas, como a atriz Joana Ribeiro, a fadista Gisela João, a drag queen Gigi Toe ou o rapper Porte, surgem vestidos com criadores portugueses. As comemorações têm ainda prevista uma exposição itinerante sobre o projeto, na qual vão ser recordados os seus principais momentos, e uma festa em julho marcada por um desfile de uma dupla portuguesa “Para já, o que podemos adiantar é que será um momento Marques’Almeida, que esta edição não estarão no Porto por motivos familiares. O resto será surpresa”, adiantou a organização ao Observador.
“Nas comemorações dos 25 anos do Portugal Fashion não deixaremos, naturalmente, de evocar a história do evento e o seu importante contributo para a promoção, valorização e internacionalização da moda nacional. Mas queremos, sobretudo, apontar para o futuro, com um conjunto de iniciativas que relevam as potencialidades da moda portuguesa e mostram a força desta fileira enquanto catalisador de talento, criatividade e inovação em diferentes áreas”, explica a diretora do Portugal Fashion, Mónica Neto.
A Alfândega do Porto volta a ser o palco principal das sugestões para a próxima estação e entre as novidades está a estreia da marca B488 by Luís Borges, lançada no final do ano passado, com as criações de roupa e acessórios do manequim português. Os novos formatos de apresentação das coleções, que fogem ao conceito tradicional de desfile em passerelle, serão reforçados. Exemplo disso é o caso de Susana Bettencourt, na sexta-feira, dia 12, ou Katty Xiomara que, na manhã de sábado, dia 14, vai juntar artes performativas às suas propostas na Casa da Arquitetura, em Matosinhos.
Depois de na edição passada terem pisado a passerelle da ModaLisboa, os sapatos de Luís Onofre regressam ao Portugal Fashion e com eles nomes já consagrados como Hugo Costa, Maria Gambina, Inês Torcato, Diogo Miranda, Miguel Vieira ou Alves/Gonçalves.
Recordar que para evitar a disseminação do Covid-19 durante o evento, a organização decidiu cancelar o desfile do Gilberto Calzorali. “É um designer de enorme potencial e essa tomada de decisão não foi fácil para nós. Este adiamento – a ideia é que ela venha em outubro – foi pensado em total articulação com a Camera della Moda italiana, por forma a minimizar a potencial propagação do Covid-19, num evento que concentra pessoas de vários pontos do mundo, quer na assistência, quer no staff técnico”, esclarece a organização.
O programa começa, como já é habitual, com as coleções da plataforma Bloom na quinta-feira, com nomes como Maria Meira, Rita Sá ou Carolina Sobral, mas este ano regressa o concurso homónimo, na tarde de sábado. “O concurso Bloom serve apenas como uma espécie de renovação da plataforma Bloom, onde a ideia é que os nossos “bloomers” evoluam de forma gradual, até ao ponto em que dão o salto para a plataforma principal”, explica a organização do evento ao Observador, acrescentando que “dos oito finalistas, escolhidos pelo júri, dois sairão vencedores e serão recompensados com um prémio monetário e a possibilidade de estagiarem nas várias marcas da Sonae Fashion, como a Salsa ou a Zippy.”
À semelhança da edição passada, o Brand Up volta a funcionar não só como showroom mas também como urban market, juntando marcas de design, moda e lifestyle para venda e não apenas para exposição ou divulgação. “A entrada é gratuita e sem convite, de forma a abrir o Brand Up à cidade e a cativar públicos menos familiarizados com o mundo da moda”, acrescenta a organização do Portugal Fashion. De regresso estão também as Brand Up Sessions, um conjunto de talks sobre temas atuais do universo da moda, e os desfiles das marcas Meam, Concreto, sapatos e acessórios portugueses.