Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.
Quando sair esta terça-feira de casa vá preparado: o calor é de verão. Os termómetros estarão acima dos 25 graus em praticamente todo o país, com as máximas em Lisboa a chegarem aos 28º e atingirem mesmo os 30º nas regiões do interior. Até mesmo a norte, onde estará mais ‘fresco’, já pode sair de calções e manga curta e aproveitar, com o devido distanciamento social e cumprindo todas as regras que estão em vigor nesta fase de desconfinamento, para beber uma bebida gelada na esplanada: no Porto, prevêem-se máximas de 23º. E se é verdade que depois desta terça as temperaturas vão baixar um pouco, na próxima semana teremos um calor ainda mais escaldante: as temperaturas podem escalar bem acima dos 30 graus e chegar até aos 35º
Num mapa mais alargado da parte norte do Atlântico onde nos encontramos, é possível ver como a partir de hoje a zona da península Ibérica vai passando de verde (a zona mais fria a seguir à azul), para um laranja cada vez mais avermelhado (o grau mais alto do calor) até meio da próxima semana.

O mapa no fim-de-semana

Depois a massa de ar quente a subir desde as Caraíbas e o norte de África na segunda-feira

E a intensificar-se na terça-feira
Entre domingo e quarta, Lisboa vai chegar aos 31º, Faro vai andar entre os 30 e os 32º, Évora entre os 33 e os 35º, Coimbra chegará aos 32º, Guarda aos 28º e o Porto variar entre os 26 e os 27º. è hora de desconfinar a roupa de verão de vez do armário.

Lisboa com 31º a partir de domingo

O Porto vai andar entre os 26 e os 27º

Em Évora, os termómetros vão chegar os 35º

Santarém também com 35º

Temperaturas acima dos 30º também no Algarve a partir de domingo

Santarém também nos 35º

Coimbra acima dos 30º

E até na Guarda vai chegar aos 28º