Auto de Gil Vicente transmitido online

Sexta-feira, às 22h

Para quem já ia ao teatro: o Teatro Nacional São João vai transmitir online um auto do dramaturgo Gil Vicente a partir do site oficial, mas também do Vimeo, Facebook e Instagram, na próxima sexta-feira às 22h — o vídeo fica disponível até às 00h do dia 24 de maio. “Alma”, cuja encenação está a cargo de Nuno Carinhas, é apresentado como um “pequeno teatro da vida humana, encenando-a como viagem, com os seus avanços e recuos, obstáculos e desvios”. No epicentro da história está uma personagem que é disputada pelo Anjo e pelo Diabo e que é uma “alegoria de toda a espécie humana”, a lutar contra o tempo e a fazer “um trajeto de provação, mudança e descoberta”.

A transmissão online do auto fica disponível até às 00h do dia 24 de maio ©DR

Santini de portas abertas

Em Lisboa e no Porto

Para quem já não aguenta o calor que ainda agora chegou: a Santini reabriu a 18 de maio, por altura da segunda fase de desconfinamento, a loja Cascais Baía, na Alameda Combatentes da Grande Guerra número 100, e a de Carcavelos, a escassos minutos a pé ou de carro da estação de comboios. Mais do que dar lustro ao verbo “reabrir”, a marca optou inaugurar um novo espaço, desta feita na Invicta, na concorrida Rua das Flores, que se vem juntar ao que já existe no Largo dos Lóios. Enquanto as restantes lojas permanecem encerradas, incluindo as de Belém, Telheiras e Parque das Nações, há a possibilidade de pedir bolas de gelado nos regimes takeaway e entregas ao domicílio através do serviço “Santini em Casa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A loja a ser inaugurada na Rua das Flores é a segunda da Santini na Invicta © DR

Vinhos e queijos entregues em casa

Entregas em todo o país

Para quem, em época de pandemia, aprimorou o gosto por vinhos: o queijo e os doces são companheiros perfeitos para uma garrafa, ou duas. No ano em que comemora 150 anos, a Quinta da Aveleda, em Penafiel, criou uma loja online que leva o que faz de melhor até sua casa. Vinhos Aveleda, Casal Garcia, Quinta Vale D. Maria, Adega Velha ou Villa Alvor, queijos de vaca, cabra, azeitonas e orégãos, amenteigados ou curados, compotas caseiras, bolachas artesanais e chocolates são alguns exemplos do que pode pedir. O serviço de entrega é gratuito para encomendas superiores a 50 euros e os pedidos poderão ser feitos através do site aveledashop.pt.

No ano em que comemora 150 anos, a Quinta da Aveleda criou uma loja online que leva o que faz de melhor até sua casa © DR

Dino Parque: os dinossauros da Lourinhã

Todos os dias, das 10h às 19h (última entrada às 17h30). Rua Vale dos Dinossauros 25, Lourinhã. Tel.: 261243160

Para quem quer visitar um museu ao ar livre: o parque de dinossauros da Lourinhã retomou a atividade a 20 de maio, depois de aprovado o respetivo plano de contingência na sequência da pandemia causada pela Covid-19, o qual prevê a implementação de um conjunto de regras — como o controlo rigoroso do número e fluxo de visitantes nos espaços fechados ou a constante higienização das superfícies — que garantem uma visita em segurança aos 10 hectares da propriedade. Aquele que é considerado o maior museu ao ar livre da Europa, no que diz respeito à temática dos dinossauros, permite a observação de mais de 180 modelos de espécies de dinossauros à escala real e cientificamente comprovados, distribuídos pelos “quatro mais importantes períodos da história da terra e da evolução da vida”.  A entrada custa 11,05 euros para adultos e 8,42 euros para crianças entre os quatro e os 12 anos.

A entrada custa 11,05 euros para adultos e 8,42 euros para crianças entre os quatro e os 12 anos © DR

Visitas Guiadas no Museu Coleção Berardo

Sábado, às 16h; máximo de oito pessoas. Centro Cultural de Belém, Lisboa. Tel.: 21 361 2878

Para quem sente falta de programas culturais: 18 de maio não marcou apenas a reabertura dos museus, palácios, monumentos e sítios arqueológicos em Portugal, mas assinalou também o Dia Internacional dos Museus, instituído em 1977. Logo nessa segunda-feira, o Museu Coleção Berardo realizou uma visita guiada que se repete no próximo sábado, pelas 16h, para grupos até oito pessoas. A visita guiada, tal como se lê no respetivo site, inclui um percurso pela exposição “Julian Opie. Obras Inéditas”, a primeira a título individual em Lisboa do artista britânico, “considerado um dos mais importantes artistas contemporâneos do mundo”. As obras que estão expostas no museu foram produzidas especificamente para esta exposição e galeria, o que permitiu tirar partido das paredes com oito metros de altura, cujo tema principal são as pessoas, “retratadas de várias formas e com vários materiais”.

View this post on Instagram

#IMD2020 18/5 Foi com enorme alegria que reabrimos hoje o Museu, no Dia Internacional dos Museus! #DiaInternacionalDosMuseus Ver os nossos queridos visitantes a entrar de novo pela porta, agora cumprindo regras apertadas de segurança – medição de temperatura, desinfeção das mãos, máscara obrigatória, distância social e número de visitantes condicionado (ao museu e a cada exposição) – para participarem nas atividades do Dia Internacional dos Museus, para verem pela primeira vez a exposição de Julian Opie, em visitas orientadas por Francisca Correia do Vale, para reverem as exposições de Joana Escoval, Andreas H. Bitesnich, Constelaçoes II e Coleção Berardo é algo que vai ficar na história do Museu. ❤️ Muito obrigado a todos os que nos visitaram neste dia tão especial e que de forma exemplar cumpriram com todas as recomendações de segurança. ❤️ Obrigado também a todos os que participaram nas atividades online a partir de casa, nomeadamente nas Conversas à Janela, em que pela primeira vez disponibilizámos tradução para língua gestual e audiodescrição, aos que assistiram à estreia da série "A Minha Obra e Eu", com Fernanda Fragateiro, a quantos descarregaram o primeiro volume da nova Coleção Livros de Bolso do Museu, com a transcrição da visita à exposição de Joana Escoval, aos que nos visitaram no Google Art and Culture – IMD2020 e ainda a todos os que acorreram hoje às bancas para comprar o Público e receberam de oferta uma máscara certificada assinada por um de mais de 20 museus e monumentos, entre os quais o Museu Berardo, com a máscara inspirada na obra Piet Mondrian. A partir de hoje, visite-nos todos os dias, das 10h00 às 19h00, última entrada às 18h30. Consulte as Novas Regras de Visita. Mantenha-se em segurança • Cumpra a distância social • Use Máscara Partilhe com amigos e família!Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter, em @museuberardo _____⁣ #DIM2020 #artemoderna #modernart #artecontemporanea #contemporaryart #lisboa #lisbon #lisbonne #lisbonart #lisbonmuseums #visitlisbon #visitlisboa #lisboalive #gerador #lisbonportugal #lisboapt #timeoutlisboa #museum #artmuseum #museumlife #museusonline #onlinemuseums⁣ #museumfromhome #museumsfromhome

A post shared by Museu Coleção Berardo (@museuberardo) on

Leitão da Bairrada no Sr. Lisboa

Todos os sábados e domingos, Rua de São José, Lisboa. Tel.: 213 423 512

Para quem não dispensa um leitão bairradino: a reabertura do restaurante A cozinha Sr. Lisboa é celebrada com leitão vindo diretamente do Pedro dos Leitões. O espaço reabriu as portas na passada segunda-feira, dia 18 de maio, na sequência da segunda fase de desconfinamento, mas nem por isso pôs de lado o serviço de takeaway. É por isso que aos sábados e domingos vai ser possível encomendar, além dos pratos que constam no menu, leitão da Bairrada por 65 euros para duas pessoas (inclui batata, laranja e espumante). Para quem tiver vontade de se sentar à mesa que não a sua, o restaurante permanece de portas abertas e em breve promete lançar um menu revivalista, com os petiscos da carta com que se estreou há quatro anos — estão de volta os croquetes de alheira ou o choco frito à Setúbal.

O espaço reabriu as portas na passada segunda-feira, dia 18 de maio, na sequência da segunda fase de desconfinamento © DR

Sicario: ir ao México sem sair de casa

A partir de 20 de maio. Rua Roberto Ivens, 340, Matosinhos. Tel.: 227 668 382

Para quem tem saudades do México: fazer as malas e viajar pode ser complicado, senão impossível, nesta altura, mas o restaurante Sicario preparou packs especiais para quem precisa de expandir os horizontes mais não seja através da comida. Os menus, para duas, quatro ou seis pessoas apostam nas tradições gastronómicas do país e podem ser saboreados no conforto de casa — a cada semana, há uma nova região do México para conhecer. Os packs — 12 euros por pessoa — incluem naturalmente o famoso Guacamole e o bolo com morango Pastel de Tres Leches, entre muitas outras propostas. O restaurante Sicario reabre oficialmente a 3 de junho. Até lá, está disponível para entregas ao domicílio e takeaway, das quartas às sextas, das 18h às 22h, aos sábados, das 12h30 às 22h, e aos domingos, entre as 12h30 e as 17h30.

O restaurante Sicario reabre oficialmente a 3 de junho © DR

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.