Lembra-se do Meyers Manx da década de 60? Está como que de volta numa edição limitada, feita sob encomenda e de preço não divulgado. O motivo de tamanho secretismo prende-se com a exclusividade do veículo, ou não tivesse este buggy a assinatura da marca de luxo francesa Berluti, conhecida pelas suas linhas de vestuário, calçado e acessórios que, essencialmente, não estão ao alcance de todas as carteiras.

Denominada Berluti Dune Buggy, esta reinterpretação do modelo que o engenheiro californiano Bruce F. Meyers popularizou – sobretudo quando começou a bater recordes e a bater-se pelo estatuto de melhor veículo para circular na areia tendo apenas tracção traseira – inspira-se nessa nostalgia do passado, mas acrescenta-lhe muitos detalhes de requinte. Tantos que se assume como uma espécie de Rolls-Royce dos areais, partindo, tal como o original de 1964, do chassi e motor do Volkswagen Carocha.

O bloco é um quatro cilindros refrigerado a ar com 1600 cc e duplo carburador, preparado para debitar 90 cv. A potência até pode parecer “curta”, mas como o buggy pesa apenas 500 kg, estão reunidas as condições para o Berluti se revelar expedito – a caminho da praia ou nela.

Montado à mão, sobre um chassi tubular especialmente trabalhado para digerir impactos sem queixumes, o Berluti Dune Buggy troca a original carroçaria em fibra de vidro por poliéster e ostenta os mais elevados padrões, em matéria de construção artesanal e escolha de materiais. A selecção, digna de levar o carimbo da Berluti, recai sobre revestimentos a pele – ou não fosse este material dos que mais contribui para a reputação da marca francesa. Por isso, há pele praticamente por todo o lado: volante, bancos, tablier e até a alavanca da caixa de velocidades recebem a protecção do couro. E a capota em lona, com o logótipo da griffe, condiz com a bagageira. Todo o conjunto, proposto pelo chefe de design da Berluti Kris Van Assche, casa com requintada perfeição com a linha de acessórios de viagem lançada recentemente em parceria com a Globe-Trotter.

Mas como há sempre quem queira mais, melhor ou (simplesmente) diferente, o Berluti Dune Buggy presta-se à máxima personalização. Certamente, porque quem compra um buggy cujo preço está no segredo dos deuses não quer que ele se confunda com outros buggies que andam por aí…

– THE #BERLUTI BUGGY – ⠀

– THE #BERLUTI BUGGY – ⠀⠀Berluti presents a very unique Beach Buggy that pays homage to the rebellious and carefree lifestyle of 1960’s Southern California. ⠀⠀Inspired by the SIGNATURE Canvas created by Kris Van Assche and featuring an interior fully customized with patinated Venezia Leather, the Buggy is the perfect combination of the Maison’s technical expertise and its artisanal know-how. ⠀⠀Speak to your Berluti Sales advisor for more information.

Posted by Berluti on Wednesday, May 27, 2020