Dark Mode 113kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Olá ao verão! Calor começa já este sábado e depois aperta: Lisboa passa dos 30º e o Alentejo chega quase aos 40º

A partir de sábado, dia do solstício de verão, as temperaturas começam a subir. Mas é na segunda que o calor vai apertar. Lisboa vai ter máximas acima dos 30 graus e o Alentejo chega quase aos 40º.

i

O verão vai começar com muito calor

O verão vai começar com muito calor

Se houvesse evidências científicas de que o tempo quente matava o novo coronavírus, então a próxima semana trazia muito boas notícias para todos. Mas infelizmente não há. Por isso só terão motivo para festejar aqueles que gostam de calor. Mesmo de muito calor. Já a partir desta quinta-feira, acaba-se a instabilidade meteorológica que se tem feito sentir nas últimas semanas. As temperaturas começam a subir gradualmente até ao fim de semana e depois ficam tórridas na segunda-feira: Lisboa pode chegar aos 31 graus e as cidades do interior, como Évora e Beja, por exemplo, andarão perto dos 40º.

Este calor abrasador far-se-á sentir especialmente no sul do país, mas todo o continente terá tempo quente. É como se o verão, que no hemisfério norte começa este sábado, dia 20 de junho, e termina a 22 de setembro, se quisesse fazer anunciar em grande. As previsões apontam para uma semana toda ela muita quente, com temperaturas até acima da média para um junho que costuma ser, por natureza, instável.

Problema: como o solstício de verão também coincide com o momento em que o eixo da Terra tem a maior inclinação, a radiação solar incide de forma mais direta e mais perigosa, o que implica ter maiores cuidados, por mais necessitados que estejamos de vitamina D após este tempo de confinamento. E os raios ultravioleta estarão também muito altos nas horas de mais calor, obrigando a proteção redobrada.

Como pode ver no mapa aqui em baixo (pode mudar o cursor ao longo dos dias na barra inferior e carregar na barra lateral em cima do ícone temperatura), a mancha verde ou amarela clara destes dias vai ficando cada dia mais laranja até se tornar num vermelho bem escuro, o que significa a passagem das temperaturas mais frias para as mais quentes.

Nestes dois mapas também pode ver como evoluiu a instabilidade dos últimos dias e como vai ser o tempo da próxima semana:

É bem visível numa imagem (até 21 de junho) a mancha azul sobre a Península Ibérica e na seguinte (a partir de dia 22) já laranja

Mas o melhor é ver mesmo as previsões do IPMA para as principais cidades do país para os próximos dias, com destaque para segunda-feira, onde se espera um dia de calor extremo:

Lisboa a chegar aos 31º

O Porto aos 26º

Évora aos 38º

Beja aos 37º

Coimbra, tal como Lisboa, ficará nos 31º

Santarém aos 35º

Bragança também muito quente, com as máximas nos 33º

E a Guarda nos 30º

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.