790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Vítor Oliveira pediu ajuda e Rúben Ribeiro prestou os primeiros socorros (a crónica do Gil Vicente-Desp. Aves)

Este artigo tem mais de 3 anos

Vítor Oliveira pediu ajuda após a derrota na Madeira, Rúben Ribeiro voltou dois jogos depois ser o melhor da equipa. Ao 4.º jogo da retoma, o Gil venceu o Desp. Aves e ganhou pela primeira vez (3-0).

O jogador ex-Sporting marcou o segundo golo dos gilistas, ainda na segunda parte
i

O jogador ex-Sporting marcou o segundo golo dos gilistas, ainda na segunda parte

LUSA

O jogador ex-Sporting marcou o segundo golo dos gilistas, ainda na segunda parte

LUSA

Desde o início da retoma da Liga que Vítor Oliveira, treinador do Gil Vicente e um dos mais experientes técnicos portugueses, tem sido o principal crítico do recomeço da competição. Tudo começou com as excecionais cinco substituições, que só ficaram decididas a menos de 24 horas do primeiro jogo depois de três meses de interrupção, e prolongou-se com a dificuldades físicas de algumas equipas, depois da derrota dos gilistas na Madeira.

“Estamos a assistir a uma retoma com jogos muitos fracos, por várias vezes. E, se não formos todos a ajudar para que isto melhore, isto piora cada vez mais e acabamos por ter uma parte final do Campeonato lamentável, com maus jogos e daqueles que, apesar de as pessoas verem em casa, perdem um pouco o gosto de ver”, disse Vítor Oliveira depois do jogo com o Marítimo, partida em que acabou por ser expulso por protestos e também deixou muitas críticas à arbitragem. A verdade é que, reclamações à parte, o Gil Vicente levava três derrotas em três partidas depois do recomeço da Liga, um registo que em nada encaixa com a boa temporada que a equipa de Barcelos, recém-promovida, vinha a realizar.

Charles, de Charlot a estrela de cinema num penálti (a crónica do Marítimo-Gil Vicente)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este domingo, o novo desafio do Gil Vicente era uma receção ao Desp. Aves, último classificado — um último classificado que, ainda assim, forçou o FC Porto a um empate a zeros na última jornada. Com Vítor Oliveira, castigado, nas bancadas, os gilistas entraram em campo com o regresso de Rúben Ribeiro ao onze inicial, depois de ter sido titular no primeiro jogo da retoma mas ter perdido lugar nos dois encontros seguintes. O Gil começou a partida com a clara intenção de tomar conta das ocorrências, logo a partir do apito inicial, inaugurando o marcador logo à passagem dos primeiros 10 minutos: na sequência de um canto na direita e depois de um desvio de cabeça à entrada da área, Henrique Gomes apareceu na zona da marca de penálti a encostar (10′).

Kraev voltou a marcar logo dois minutos depois, ainda que o golo tenha sido anulado por fora de jogo do búlgaro (12′), mas era notória a diferença entre a equipa de Barcelos e a da Vila das Aves. Mohammadi e Sandro Lima foram os protagonistas das duas oportunidades do conjunto de Nuno Manta Santos, em situações consecutivas, mas a partir daí o Gil Vicente embrenhou-se ainda mais no movimento ofensivo e deixou de permitir que o Desp. Aves avançasse no terreno. Rúben Ribeiro obrigou Fábio a uma grande defesa, com um cabeceamento ao segundo poste (21′), e só precisou de um lance semelhante para coroar a boa exibição que vinha a realizar.

Cruzamento de Alex Pinto na direita e Rúben Ribeiro, ao segundo poste, totalmente sozinho e nas costas da defesa, atirou num salto de peixe para aumentar a vantagem (36′). O médio ex-Sporting, que não foi opção de Vítor Oliveira nas duas jornadas anteriores, ia sendo o elemento ‘mais’ do Gil Vicente na partida e o principal desequilibrador da equipa de Barcelos, tanto nos movimentos a partir da esquerda para a faixa central como na presença na grande área. Na ida para o intervalo, os gilistas estavam a vencer por dois golos de vantagem e tinham a tranquilidade de, pela primeira vez desde o início da retoma, olharem para uma partida com a quase certeza da vitória.

No início da segunda parte, Nuno Manta Santos lançou Banjaqui e Rúben Macedo e a verdade é que o Desp. Aves dominou grande parte do segundo tempo, com mais posse de bola e recorrentes aproximações à baliza de Denis. O Gil Vicente só saía em contra-ataque, resguardando a vantagem através de linhas compactas e muito próximas no próprio meio-campo, os avenses ainda viram um golo de Mohammadi ser anulado pelo VAR por fora de jogo (84′), Samuel Lino fez o terceiro no último minuto (90′) e os gilistas acabaram por conseguir blindar a vitória, apesar de se terem retirado da discussão mais ativa da partida a partir da hora de jogo.

Ao quarto jogo da retoma, o Gil Vicente conseguiu finalmente ganhar — e deixar de perder — e chegou a uns importantes 33 pontos, cimentando uma posição a meio da tabela. Vítor Oliveira tinha perdido ajuda depois da derrota na Madeira, a equipa de Barcelos estava a obter resultados que não encaixavam com as boas exibições mas conseguiu espantar os fantasmas na Vila das Aves. E muito tem de agradecer a Rúben Ribeiro, que depois de duas jornadas sem ser opção mostrou a Vítor Oliveira que é um dos elementos mais criativos da equipa e pode ser solução não só na fase de construção como na presença na grande área.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora