O português Duarte Benavente sagrou-se este domingo campeão do mundo de motonáutica em Fórmula 2, ao vencer a derradeira prova realizada em Vila Velha de Ródão.

Duarte Benavente, que ocupava a ‘pole position’ fez um arranque ‘canhão’, não dando qualquer hipótese ao seu mais direto adversário, o lituano Edgaras Riabko, que ocupava o segundo lugar da grelha da partida.

O piloto português cedo começou a ganhar vantagem em relação ao lituano, que foi incapaz de se aproximar de Benavente que, volta após volta, ia ganhando terreno ao seu mais direto adversário no campeonato do mundo de motonáutica.

Nas primeiras palavras à imprensa, Duarte Benavente dedicou o título de campeão mundial ao presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM), Paulo Ferreira, e à sua família.

“Ele [Paulo Ferreira] foi muito importante no enorme apoio que me deu”, afirmou.

O piloto português, que até hoje era o vice-campeão do mundo da modalidade, realçou as dificuldades sentidas neste campeonato.

“Este ano num campeonato tão difícil tivemos que fazer três corridas em quatro semanas, não se podia cometer nenhum erro”, afirmou.

Benavente adiantou ainda que o título conquistado em Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, é o culminar de muito trabalho.

“Os sonhos são sonhos, mas nós temos os nossos objetivos. A realidade é que queremos lutar e queremos competir sempre ao mais alto nível. Temo-lo feito ao longo de muitos anos. Acho que fiz uma corrida com cabeça, mas ao mais alto nível”, concluiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM), Paulo Ferreira, visivelmente emocionado, disse que este resultado é o culminar do trabalho realizado ao longo dos últimos dois anos.

“Já cá está [o título mundial]. Conseguimos, foi muito trabalho. Foram dois anos aqui a lutar. Mais uma vez o Duarte [Benavente] a provar que é um dos melhores pilotos do mundo”, afirmou.

Este responsável sublinhou que a partir de agora, nada vai ser como dantes na motonáutica.

“Espero bem que este título traga ainda mais gente para a modalidade. Agora temos de celebrar. Trabalhei muito para termos este título. É a primeira vez que temos um campeão do mundo [nas classes rainhas] em Portugal. Hoje é um dia muito especial para a motonáutica”, concluiu.

Classificação do Grande Prémio de Portugal II:

1. Duarte Benavente, Por, 20 pontos

2. Edgaras Riabko, Lit, 15 pontos (a 26,609 segundos)

3. Owen Jelf, GB, 12 pontos (a 29,201)

4. Sami Selio, EAU, 9 (a 30,433)

5. Giacomo Sacchi, Mon, 7 (a 40,400)

6. Johan Osterberg, Sue, 5 (a uma volta)

7. Hector Sanz, Esp, 4 (a uma volta)

8. Colin Jelf, GB, 3 (a uma volta)

9. Bimba Sjoholm, Sue, 2 (a 12 voltas).

Classificação final do campeonato do mundo de Fórmula 2

1. Duarte Benavente, Por, 55 pontos

2. Edgaras Riabko, Lit, 42

3. Owen Jelf, GB, 34

4. Giacomo Sacchi, Mon, 19

5. Sami Selio, EAU, 18

6. Johan Osterberg, Sue, 16

7. Uvis Slakteris, Let, 12

8. Colin Jelf, GB, 8

9. Hector Sanz, Esp, 8

10. Nikita Lijcs, Let, 7

11. Bimba Sjoholm, Sue, 7