O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) disse esta quarta-feira à Lusa que a escolha de Portugal como parceiro da Hannover Messe é um “reconhecimento” de que é um país “inovador e competitivo”.

Luís Castro Henriques falava à agência Lusa no final do anúncio de que Portugal será o país parceiro na Hannover Messe 2022, considerada a principal feira do mundo para a tecnologia industrial, que decorre entre 25 e 29 de abril de 2022 no porto de Hannover, na Alemanha.

“O mais importante hoje [esta quarta-feira] é o tema de reconhecimento, estamos a falar da feira industrial de maior relevância no mundo, que é uma referência não só por ser na Alemanha, mas por ser o ponto de encontro de toda a indústria alemã”, prosseguiu o presidente da AICEP.

Escolher um país parceiro representa um reconhecimento de que este é um país fiável, inovador, competitivo, em termos de indústria“, sublinhou Luís Castro Henriques.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outro aspeto, destacou, é que esta escolha “acarreta uma grande responsabilidade”, mas o presidente da AICEP considera que Portugal está à altura.

“Temos recebido imenso investimento alemão, muito do investimento alemão que é feito cá é extremamente inovador e competitivo, conseguimos demonstrar que somos um país muito inovador”, apontou.

Luís Castro Henriques acrescentou que a indústria portuguesa “tem capacidade de encontrar soluções de engenharia inovadoras, competitivas”, o que pode levar a que possa fazer “parte do portefólio de clientes e parceiros da indústria alemã”, que é uma referência no mundo.

A participação de Portugal naquela que é considerada a maior feira mundial da indústria poderá também atrair investimento para Portugal, quer através da vinda de empresas estrangeiras ou até por via de parcerias com entidades portuguesas.

“Esta visibilidade” vai “reforçar a perceção dos industriais alemães sobre Portugal”, defendeu.

“Portugal é um país inovador, faz sentido para a Alemanha”, acrescentou Luís Castro Henriques.

Questionado sobre o número de empresas portuguesas que espera que participem na feira industrial, o presidente da AICEP disse que será “razoável” ter uma participação “superior a 100, 150 empresas”.

Mas “vamos ver se conseguimos até superar isso”, disse.

O responsável disse ainda que vai haver um “programa estruturado” para apoiar as empresas que queiram marcar presença na Hannover Messe 2022.

Trata-se de um “programa de formação estruturado para poderem preparar a sua participação”, acrescentou.

“O nosso talento é extremamente competitivo, extremamente inovador e Portugal faz sentido para os grandes parceiros industriais”, rematou o presidente da AICEP.