Qualquer ciclista, seja ele o melhor do mundo, do país ou da sua freguesia, tem sempre um discurso de prudência quando está na frente da corrida. Ainda recentemente isso aconteceu com Amaro Antunes, que só mesmo naquele final do contrarrelógio em Lisboa conseguiu gritar por vitória ciente que há sempre imprevistos que podem surgir do nada e mudar toda uma história. João Almeida viveu esta quinta-feira essa sensação, ainda que sem qualquer consequência aparente. E chegou a Matera na liderança do Giro com a mesma vantagem na classificação.

João Almeida faz (mais) história: português fica em terceiro na etapa e torna-se o primeiro de sempre com a rosa em três dias (pelo menos)

A menos de 40 quilómetros da meta, quando o pelotão estava compacto a pouco mais de dois minutos do pequeno grupo fugitivo do dia, o português da Deceuninck-Quick Step parou de lado na estrada para tentar resolver um problema na rádio que o afetara durante alguns metros, tendo mesmo aberto a camisola de corrida a preparar essa curta paragem. Brandon McNulty, da UAE Team Emirates, não terá reparado nesse movimento e acabou por chocar com o português junto à berma da estrada. João Almeida conseguiu recuperar de forma rápida, retomou a corrida onde esteve largos quilómetros na frente do pelotão ainda a olhar para a mão esquerda que poderia ter lesionado na queda e terminou no 25.º lugar com o mesmo tempo do vencedor, Arnaud Demare.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O francês da Groupama foi o melhor na chegada ao sprint na cidade onde Acácio da Silva, o outro português que antes de João Almeida esteve na liderança da Volta a Itália, batendo Michael Matthews (Team Sunweb) e Fabio Felline (Astana). O corredor das Caldas da Rainha terminou no 25.º lugar com o tempo de 4.54.38, mantendo os 43 segundos de avançado de Pello Bilbao (Bahrain McLaren) e 48 de Wilco Kelderman (Team Sunewb).

“Tive um problema no rádio e parei, foi aí que um ciclista foi contra mim. Mas estou bem, espero que não tenha consequências”, comentou no final da etapa João Almeida, citado pela Lusa. “Espero continuar a aprender. Tenho uma equipa muito forte, a dar tudo. Vou segurar a camisola pelo menos mais uns dias e está na minha cabeça [conseguir chegar à última semana na liderança], mas quero ir dia a dia”, acrescentou.