O ex-autarca do PCP Carlos Sousa apresentou esta quinta-feira a candidatura como independente à presidência da Câmara Municipal de Palmela nas eleições autárquicas de 2021, numa cerimónia em que participaram mais de 150 pessoas.

Foi a perceção que me transmitiram de que o concelho estava a seguir um mau caminho e sem visão estratégica, que nos levou a tomar a decisão [de apresentar uma candidatura às próximas eleições autárquicas em Palmela]”, disse o cabeça-de-lista do movimento independente Cidadãos pelo Concelho de Palmela.

Perante os muitos apoiantes que marcaram presença no Cineteatro São João, no primeiro ato público da candidatura — todos de máscara e separados por um lugar desocupado, devido às restrições decorrentes da pandemia Covid-19 —, Carlos de Sousa prometeu reger-se pelos valores do trabalho, transparência, ética e bom senso na governação, como consta do manifesto do movimento.

Ex-presidente do município de Palmela (1994/2001), Carlos de Sousa, de 69 anos, também foi presidente da Câmara de Setúbal (2001/2006), tendo renunciado ao cargo, em rota de colisão com o próprio partido (PCP). Dois anos depois, em 2008, deixou também de ser filiado no PCP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre as muitas prioridades que enunciou na primeira intervenção pública da candidatura como independente, Carlos de Sousa referiu a necessidade de uma aposta clara no desenvolvimento económico e sustentável do concelho de Palmela, no distrito de Setúbal.

Nesse sentido, Carlos de Sousa promete assumir um pelouro fundamental, o Desenvolvimento Urbanístico, no caso de se sagrar vencedor das próximas eleições autárquicas no concelho de Palmela.

Na apresentação da candidatura, Carlos de Sousa começou por dizer que iria falar apenas das suas propostas, mas não resistiu e acabou por fazer duras críticas à atual gestão do município palmelense.

A perda de quadros técnicos para outros municípios e a ausência de uma visão estratégica para o desenvolvimento do concelho, foram apenas algumas das críticas que fez ao atual presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro (CDU).