790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O regresso de Borat é a comédia e a sátira de que todos precisávamos

Este artigo tem mais de 3 anos

Sacha Baron Cohen volta a ser o jornalista do Cazaquistão que, ao explorar a América, mostra o melhor e o pior de um país (e um mundo) em convulsão. E sim, ainda consegue passar despercebido.

O ator britânico escreveu, produziu e interpretou o novo filme, rodado já durante a pandemia de Covid-19
i

O ator britânico escreveu, produziu e interpretou o novo filme, rodado já durante a pandemia de Covid-19

O ator britânico escreveu, produziu e interpretou o novo filme, rodado já durante a pandemia de Covid-19

De todas as personagens criadas por Sasha Baron Cohen, Borat é a melhor. Ali G está lá perto. Mas Borat soube ocupar um espaço próprio – quando foi criado e agora recriado – no melhor palco onde poderia existir: os Estados Unidos da América. Desde que “Borat, O Filme Seguinte” foi anunciado (o filme já está disponível no Prime Video, o serviço de streaming da Amazon) que a dúvida persistia: como é que alguém tão famoso como Borat – talvez mais famoso que Sasha Baron Cohen, em certos meios – poderia voltar a existir como falsa personalidade/jornalista do Cazaquistão no país que ridicularizou no hilariante “Borat” de 2006? A nova produção é a melhor resposta. E, ao mesmo tempo, é um filme de apelo ao voto americano, para mostrar que as ações de Baron Cohen querem sempre ter consequência, mesmo que não pareça. É também o regresso do ator à melhor forma no humor.

É preciso ser justo. Há dois anos, Baron Cohen tentou esse regresso com a série “Who Is America?”. Entre controvérsias e piadas, o humorista caiu na armadilha que o próprio criou: um jogo de choque, de surpresa algo básica e um toque de ignorância, que acabou por explorar mais um lado de gargalhada gratuita do que a construção de uma mensagem, de uma história. O “Borat” original era um filme sobre a América de George W. Bush e este, como não poderia deixar de ser, trata a América de Donald Trump. Pode parecer que não, mas há muitas diferenças. Sobretudo porque foi rodado já durante a pandemia. “Borat, O Filme Seguinte” é um retrato de um momento único na História. Não só a americana, mas a mundial.

[o trailer de “Borat, O Filme Seguinte”:]

Daqui a muitos anos talvez olhemos para estas duas longas-metragens como filmes-postal de uma época em que era possível cosntruir este tipo de narrativas. E repetir em 2020 o que fez em 2006 é uma das grandes vitórias de Borat. Sim, o filme consegue causar alguma repulsa. Não é politicamente correto, mas também não é necessariamente respeitador. O jornalista do Cazaquistão é um aglomerado de estereótipos, a construção da sua personagem vive à custa de preconceitos básicos que existem nos EUA e que se espalham por todo o lado através da inevitável contaminação cultural. Achar que a ação do protagonista se pode dividir entre o correto e o incorreto é não perceber a mensagem: Borat está a vencer estes mesmos estereótipos dando as ferramentas ao espectador. O espectador não tem de decidir, tem de perceber.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A personagem não é um ataque aos republicanos nem a um tipo específico de norte-americano. É, sim – a década e meia desde o “Borat” original ajudou a perceber isso –, a exploração de uma sociedade que gosta de se apresentar de uma determinada forma. Borat e Sasha Baron Cohen gozam com a América que se dá a conhecer, com a América que se gosta de mostrar: e é também assim que o Borat 2020 vence o Borat que grande parte do mundo conheceu em 2006. Ou seja, é assim que ainda se infiltra, que consegue ser desconhecido e que ainda consegue contar uma história nesta América e ter uma entrevista com Rudolph Giuliani (o momento gratuito de “Borat, O Filme Seguinte”, mas essencial para colocar um ponto final na viagem da personagem).

“Borat, O Filme Seguinte” não é a bomba que o original foi, mas é o abastecimento perfeito no depósito de descontração neste tempos tensos. Num ano de tanta mudança, é bom saber que Borat se mantém igual

Ao longo de hora e meia, Sasha Baron Cohen mostra constantemente que o mundo estava a precisar de Borat. Para agitar as águas. Para brincar, para ser nojento, para mexer com o que não se pode gozar e para nos fazer rir com aquilo que, à primeira vista, não era suposto fazer-nos rir. Certamente muitos vão achar tudo isto ofensivo, outros encontrarão aqui mais do mesmo e há quem verá no filme uma relevância cultural que anda algo ausente no humor nos últimos anos. Para todos eles, “Borat, O Filme Seguinte” será qualquer coisa. Não é a bomba que o original foi, mas é o abastecimento perfeito no depósito de descontração neste tempos tensos. Num ano de tanta mudança, é bom saber que Borat se mantém igual.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora