A UEFA anunciou esta quinta-feira que vai juntar-se ao Pacto Europeu para o Clima que a Comissão Europeia (CE) vai colocar em marcha no final do mês, após uma reunião, por videoconferência, entre os presidentes dos dois organismos.

Segundo a UEFA, o líder do organismo que gere o futebol europeu, Aleksander Ceferin, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falaram sobre os maiores desafios, as metas prioritárias e os objetivos europeus, que vão desde a ação climática à igualdade e diversidade, passando pela recuperação económica e a saúde.

Ceferin assegurou a Von der Layen que o futebol europeu está ao lado da CE no que refere à ação climática, e empenhado em consciencializar e mobilizar mais cidadãos para o objetivo de tornar a Europa um continente climaticamente neutro até 2050.

A UEFA mostrou-se também disponível para utilizar o campeonato europeu do próximo ano, adiado este verão devido à pandemia de Covid-19, para promover objetivos comuns como a inclusão social, a integração e a sustentabilidade.

A presidente da CE considerou “excelente poder contar com a UEFA como parceira no Pacto Europeu para o Clima”, enquanto o líder da UEFA garantiu que os dois organismos “são uma equipa poderosa para trabalhar em prol da próxima geração”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR