No domingo à noite, Harry e Meghan anunciaram, através de um porta-voz, a segunda gravidez. A novidade veio acompanhada de uma fotografia do casal, a preto e branco, tirada remotamente pelo amigo de longa data e fotógrafo Misan Harriman via iPad — o casal estava em Los Angeles e Harriman em Londres. Apesar da distância, o fotógrafo conseguiu testemunhar a cumplicidade dos duques, uma realidade que descreveu à Vogue britânica: “Eles são verdadeiras almas gémeas”.

Duques de Sussex anunciam que estão à espera do segundo filho

O anúncio de que Archie vai ser o irmão mais velho surgiu no dia dos namorados. A decisão faz espelho à segunda gravidez da princesa Diana, comunicada pelo Palácio de Buckingham a 14 de fevereiro de 1984. Na verdade, não há coincidências: na fotografia, Meghan usa um vestido Carolina Herrera originalmente concebido quando estava grávida de Archie (o pequeno celebra dois anos a 6 de maio). A novidade a caminho é mais uma chamada de atenção à vida dos Sussex, que têm apelado várias vezes à privacidade. Ainda assim, é também notícia que Oprah Winfrey — que marcou presença no casamento real — vai entrevistar o casal, uma conversa que abordará a transição dos duques para os Estados Unidos e o abandono das funções enquanto membros séniores da realeza. A entrevista será emitida no canal CBS no próximo dia 7 de maio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Captada a preto e branco, na imagem Harry surge descalço e olha de forma enternecida para a mulher, cuja barriga já é evidente. Harriman comenta o cenário em redor. “Com a árvore da vida atrás deles e o jardim a representar a fertilidade, a vida e o seguir em frente, eles não precisaram de qualquer direção”, diz, fazendo a seguinte observação: “Quando vemos pessoas com a conexão que eles têm, é como ler as páginas de um livro”.

Harriman diz ainda que ajudar a partilhar “esta alegria absoluta após uma perda inimaginável é a marca de uma verdadeira amizade”, numa referência ao aborto que a duquesa sofreu em julho passado — Meghan falou desse trágico episódio num artigo muito pessoal publicado no New York Times. “A Meghan recordou-me que, se eu não a tivesse apresentado a um amigo em comum, ela nunca teria conhecido o Harry. Estou grato pelo pequeno papel que desempenhei.”

Meghan Markle confessa que sofreu aborto em julho

Além das declarações à Vogue, o fotógrafo deu os parabéns a Harry e Meghan Markle no Twitter, recordando que esteve presente no casamento para testemunhar o início desta história de amor e que, agora, está “honrado” por vê-la crescer através da lente fotográfica.