A principal avenida de ligação à marginal da Nazaré, no distrito de Leiria, está a ser requalificada, num investimento superior a 767 mil euros que contribuirá para facilitar a mobilidade pedonal e disciplinar a circulação automóvel, divulgou a Câmara.

A reabilitação da Avenida Vieira Guimarães integra-se num conjunto de intervenções que pretendem “devolver o espaço urbano a um uso que acompanhe os novos tempos e dê a réplica adequada aos desafios que colocados às autarquias e habitantes das vilas”, sustenta a Câmara numa nota à imprensa divulgada hoje.

A empreitada que irá requalificar a avenida, uma das principais artérias de ligação à marginal da vila e a vários serviços, entre os quais os Paços do Concelho, foi adjudicada por 767.338 euros, dos quais 638.452 euros são suportados por fundos europeus e 128.886 euros correspondem à contrapartida nacional.

A intervenção é promovida pelo município, integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Nazaré (PEDU).

“Esta operação responderá, de forma qualificada e integrada, às necessidades atuais e futuras da população abrangida, pela melhoria da oferta existente, promovendo o desenvolvimento sustentável, o reforço da acessibilidade, a equidade e a coesão social, atendendo à realidade demográfica e dinâmicas económicas”, explica o presidente da autarquia, Walter Chicharro, citado na nota às redações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O plano visa facilitar o acesso dos cidadãos a passeios e ruas, reforçando a coexistência e a interligação entre os diversos lugares e eixos urbanos, e contribuindo para ordenar e disciplinar a circulação automóvel e o estacionamento.

Pretende-se ainda “a criação de um ambiente urbano mais amigável e moderno e, assim, permitir a acomodação de novos usos e vivências, determinantes e primordiais na construção de valores identitários específicos da vila”, é referido.

DA // ROC

Lusa/Fim