As buscas pela mulher que terá caído à agua quando praticava parapente, na praia da Gralha, São Martinho do Porto, foram suspensas ao final da tarde desta segunda-feira e serão retomadas terça-feira de manhã, informou a Autoridade Marítima Nacional. “As buscas foram suspensas às 19h00, devido à falta de luz e para segurança de todo o pessoal envolvido”, disse à agência Lusa o capitão do Porto da Nazaré, João Lourenço.

O responsável acrescentou que as buscas serão retomadas às 07:00 de terça-feira “por terra, por mar e por ar, com o recurso a drones do comandado da Polícia Marítima da Nazaré”.

Em comunicado divulgado anteriormente, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) adiantou que as buscas foram iniciadas ao início da tarde, depois de a mulher, de 32 anos, de nacionalidade francesa, “alegadamente ter sido avistada a cair à água na praia da Gralha, em São Martinho do Porto”. “Segundo o que foi possível apurar, a mulher encontrava-se a praticar a atividade de parapente, acompanhada por outros praticantes, junto à praia da Gralha, quando alegadamente terá largado o equipamento, tendo acabado por desaparecer”, era referido na nota.

Ainda segundo a AMN, na sequência de um alerta recebido pelas 14h32, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), foram iniciadas buscas na praia da Gralha, na freguesia de S. Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça, distrito de Leiria.

Nas operações de busca, coordenadas pelo capitão do Porto e comandante-local da Polícia Marítima da Nazaré, estiveram empenhados tripulantes da Estação Salva-vidas da Nazaré e elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, assim como elementos dos bombeiros voluntários de São Martinho do Porto e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR