Primeiro, o anúncio do nascimento, acompanhado de uma discreta imagem a preto e branco da mão do bebé, um menino, que nasceu às 08h55 de dia 9 de fevereiro, no The Portland Hospital, em Londres, com o marido de Eugenie, Jack Brooksbank, a marcar presença no momento do parto. Só faltava mesmo, pouco mais de uma semana depois, a apresentação oficial aos súbditos, com direito a revelação do nome. August Philip Hawke Brooksbank, assim se chama o recém-nascido, num anúncio feito na manhã deste sábado.

Foi o  próprio casal, fotografado com o filho por uma das enfermeiras que acompanhou a princesa, quem partilhou as duas primeiras imagens completas de August, num gesto de retribuição por todos os desejos de felicidades que têm recebido. A filha de André e Sarah Ferguson usou a sua conta pessoal para divulgar as fotos (primeiro numa pose mais forma e depois num tom mais descontraído), entretanto replicadas pela conta oficial da família real britânica e pela avó do bebé, a duquesa de York.

“Não há palavras para expressar como os nossos corações estão cheios de amor por este pequeno ser humano. Estamos contentes por poder partilhar estas fotos convosco”, escreveu a princesa, sobre o nascimento do nono bisneto da rainha Isabel II.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A primeira imagem divulgada pelo casal, logo após o nascimento

Desde que Buckingham confirmara a boa nova do nascimento que as apostas sobre o nome da criança seguiam a bom ritmo, como costuma suceder. Philip, o nome do duque de Edimburgo, avô de Eugenie (que esta semana voltou ao hospital como medida de precaução, continuando internado no hospital King Edward VII) liderava a corrida e acabou mesmo por fazer parte da decisão final.

Quanto a August, acredita-se que possa evocar um dos nomes do meio do príncipe Albert. Já Hawke é um dos nomes de família do pai da criança, os Brooksbank. Quando nasceu, August Philip era o 11º na linha de sucessão ao trono, posição que foi rapidamente destronada pela notícia de mais uma gravidez de Meghan Markle (que de novo não evitou a polémica, dado o timing escolhido) — o bebé passou automaticamente para o 12º lugar.