O anúncio da segunda gravidez dos Sussex é motivo de felicidade para qualquer fã da família real britânica, mas entre os seguidores mais atentos há um detalhe que salta à vista: a notícia surgiu dias depois de ter sido conhecido que a princesa Eugenie e Jack Brooksbank já são pais. Menos de uma semana separou os dois anúncios, motivo pelo qual os duques estão a ser acusados de ofuscarem os recém-papás.

Esta não é, porém, a primeira vez que a quase sobreposição de notícias acontece. Em outubro de 2018, Harry e Meghan terão anunciado a primeira gravidez durante o casamento de Eugenie e Brooksbank, uma situação que não terá agradado os protagonistas do grande evento, incluindo Sarah Ferguson, a mãe da noiva. A pairar no ar ficou a questão: houve ou não quebra de protocolo?

Anúncio da gravidez de Meghan Markle está a causar polémica

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar daquilo que chegou a ser considerado uma gafe social, ainda que o anúncio oficial tenha acontecido poucos dias depois, Eugenie e Harry têm, ao que tudo indica, uma relação particularmente forte. Em “Finding Freedom”, os autores chegam a detalhar como os primos são muito amigos e como a princesa recebeu “com entusiasmo” a chegada de Meghan à família real. Atualmente, Eugenie e o marido estão a viver em Frogmore Cottage, a casa que os Sussex remodelaram.

As acusações nas redes sociais não se ficam por estes dois episódios. No início de 2020, Kate Middleton celebrou os 38 anos em pleno furação Megxit. Em 2021, temia-se que o novo podcast dos Sussex coincidisse, uma vez mais, com os anos de Middleton.

Mais tarde, no 9.º aniversário de casamento de William e Kate, a 29 de abril de 2020, Meghan divulgou um vídeo seu gravado no mês anterior. A decisão de publicá-lo no mesmo dia despoletou críticas, com alguns utilizadores no Twitter a comentarem como Meghan tinha tentado roubar os holofotes aos Cambridge — houve mesmo quem chamasse Meghan de “narcisista” e “previsível”.

Meghan Markle e a dureza de ser mãe debaixo de críticas constantes: “Não, não está tudo bem”

A isto juntam-se ainda as vezes em que os Sussex tiveram obrigações em simultâneo com os Cambridge, como em março de 2020, quando Meghan e Harry compareceram juntos no primeiro evento em dois meses, coincidindo com o último dia da tour de Kate e William na Irlanda. Outro exemplo foram as polémicas declarações dos Sussex para o documentário da ITV, “Harry and Meghan: An African Jorney”, que ofuscaram a viagem de William e Kate ao Paquistão, algo que terá deixado a rainha furiosa.