100 Maneiras 2 GO

www.100maneiras.com/2go; www.2go.100maneiras.com; 910 307 575

Para quem quer o chef em casa: quem se sentir intimidado com o chef Ljubomir Stanisic mas mesmo assim quiser experimentar a comida do mais recente estrelado pela Michelin em Portugal tem aqui a solução perfeita: o 100 Maneiras 2 Go. Perante a impossibilidade de ter os seus espaços em funcionamento ao público o carismático cozinheiro/estrela de TV montou esta oferta ao domicilio que nesta fase será o mais próximo que conseguirá estar de se sentar num dos seus espaços. Pode contar então com um serviço de entrega e take-away com um menu composto por clássicos do chef que foram adaptados à viagem “restaurante-casa”. Conte com os famosos croquetes de cozido à portuguesa, os tacos de carne de vaca com condimentos bósnios ou os típicos e folhados bureks com recheios variados. Se estiver num raio de 5km do restaurante pode fazer o pedido a qualquer altura mas se estiver noutra área do concelho de Lisboa e também Almada, Loures, Oeiras e Cascais, terá de encomendar com 24 horas de antecedência. Bom apetite.

A Cinemateca Júnior vai a casa

www.gestosefragmentos.cinemateca.pt

Para quem quer deixar os miúdos sossegados a ver cinema (do bom): teletrabalho  mais escolas fechadas é igual a muito cansaço e correria — não há como negar a veracidade desta “fórmula”. Por isso mesmo, para os pais que queiram relaxar um pouco durante o fim de semana a Cinemateca Júnior dispõe de um enorme leque de filmes e animações, dos mais variados géneros possíveis, que estão disponíveis a qualquer altura através do site deste portal (aqui). Há oferta para todas as idades e até algumas atividades que pode fazer em conjunto com os seus pequenotes. Tudo gratuito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Quarentine Challenge” com o TAG e o Ofício

Nas contas de instagram dos dois restaurantes; encomendas em therestaurant@theartgate.com ou através do 926 157 492; Sexta-feira das 19h às 21h30, sábado e domingo das 12h às 15h e das 19h às 21h30; 30€ preço médio por pessoa

Para quem gosta de um despique antes de comer: é assim uma espécie de concurso “um contra um”. Os restaurantes lisboetas The Art Gate (TAG) e Ofício juntaram-se para fazer um serviço de take-away e entrega ao domicílio partilhado em que todas as semanas há um menu conjunto… Escolhido pelos seus seguidores no Instagram. Todas as segundas-feiras, na dita rede social de cada espaço, são lançadas várias perguntas relacionadas com ingredientes ou métodos de confeção, cujas respostas dos seguidores irão orientar os pratos de cada espaço. Às terças-feiras, ao final do dia dia, o menu é revelado nas redes sociais e depois as encomendas são feitas até quinta (para pedidos de sexta-feira) e sexta-feira ao final do dia (para pedidos para sábado e domingo). Pode contar com pratos como arroz de forno à antiga com carnes de fumeiro, brioche com lâminas de barriga de porco curada Joselito ou tarte de queijo estilo basco.

Workshop “Provar como um Profissional”

Sexta-feira, às 17h. Inscrições em www.vinhosdoalentejo.pt; Grátis

Para quem quer ir além do que está no copo de vinho: sempre se questionou como é que somelliers e enólogos cheiram tanta coisa num copo de vinho? De onde vêm os “frutos vermelhos” e a “madeira”? Se dúvidas deste género sempre o apoquentaram então este workshop online pode ser uma boa hipótese para começar a ser aquele/a amigo/a que escolhe sempre os vinhos e fala sobre eles com autoridade nos jantares de amigos (quando os pudermos voltar a ter, claro). O evento gratuito é organizado pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e faz parte de um programa que contará com vários webinars e workshops sempre sobre o tema do vinho (e sempre gratuitos, também). Este é dedicado à interpretação daquilo que pomos no copo e promete pô-lo a girar o cálice como um profissional, tudo com a ajuda dos anfitriões deste workshop, Luís Amorim, o diretor do laboratório da CVRA e a sommelier Teresa Gomes.

Concerto Solidário “A Música Ajuda”

Domingo, a partir das 18h30; Em direto no Instagram do músico Diogo Clemente; Grátis

Para quem quer ajudar ao som de boa música: uma boa banda sonora nunca é demais e nestes tempos em que os concertos praticamente não acontecem é de aproveitar qualquer coisa minimamente semelhante, como um live no Instagram. É precisamente nesse formato que vai decorrer o concerto solidário “A Música Ajuda”, uma parceria do músico Diogo Clemente com a associação sem fins lucrativos Ajuda em Ação para organizar este show solidário que contará com as vozes de Dino d’Santiago, Carolina Deslandes e Sara Correia, tendo como objetivo angariar fundos para a atual resposta de emergência da Ajuda em Ação, que se dedica a apoiar com alimentos 60 famílias de Camarate que estão numa situação económica e social muito vulnerável. com o arrastar da pandemia e atual confinamento. Por ter crescido no Bairro da Torre, Diogo Clemente conhece bem esta realidade e não hesitou em aceitar o convite da Ajuda em Ação, que está no terreno a distribuir cartões de apoio alimentar.

Concerto online UTOPIA

Sábado, disponível todo o dia; bilhetes a 5 euros; emissão online na Ticket Line Live Stage

Para quem quer ter uma orquestra inteira em casa: se for adepto da chamada música erudita então pode estar aqui o seu programa para sábado à noite. Nos últimos tempos o CCB tem apresentado uma vasta programação totalmente online e este Triplo Concerto para Clarinete, Violoncelo, Piano e Orquestra de Cordas de Miguel Azguime, que é uma homenagem aos 250 anos de Beethoven, faz parte do certame. O concerto decorreu no final do ano passado, no CCB, e juntou em palco os solistas do Sond’Ar-te Electric Ensemble e a Camerata Alma Mater, sob a direção do maestro Pedro Neves. O concerto inclui ainda o Trio em Si bemol Maior, op. 11, para Clarinete, Violoncelo e Piano de Beethoven e a peça Concordas para Orquestra de Cordas de Miguel Azguime. Se não conhecer nenhuma destas referências, não há problema nenhum. Pode ir com a confiança de que estará perante um espetáculo que no meio destes tempos de confinamento será, no mínimo, original.

Game Over Video Live Play

www.lisbon.escapegameover.pt; Qualquer dia, mediante reserva através do info@escapegameover.pt ou do  926871858; Preços entre os 11 e 20 euros por pessoa, disponível para grupos até seis pessoas

Para quem gosta de um bom mistério caseiro: nos tempos que precederam o início da pandemia os escape rooms faziam sucesso, especialmente em Portugal onde rapidamente apareceram vários destes desafios onde um grupo de pessoas tem de resolver uma série de quebra-cabeças para “escapar” de uma sala temática. Em tempos de Covid-19 essa oferta teve de se reinventar e um bom exemplo dessa adaptação é aquilo que se encontra na Game Over, que tinha vários destes desafios em Lisboa, com salas inspiradas em filmes e séries como SawForbidden Temple of MontezumaTop Secret, War of Thrones, Walking Death e Jack The Ripper, mas passou a sua oferta para o registo digital com três salas virtuais que o permitem jogar a partir do conforto da sua casa.  Top SecretWar of Thrones e Walking Death são o nome desses desafios que se jogam através de vídeo em directo, na plataforma Zoom, com uma câmara portátil na sala escolhida a representar o avatar da equipa. Têm sempre 75 minutos para resolver o desafio proposto — que é sempre conseguir escapar.

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.