A Volvo está apostada em tornar-se, a prazo, uma marca que oferece exclusivamente veículos eléctricos. Agora que o primeiro modelo sueco 100% eléctrico, o XC40 P8 AWD Recharge, está em vias de chegar ao nosso país e o segundo eléctrico da gama promete começar a ser fabricado a partir do Outono, eis que o CEO do construtor escandinavo, Hakan Samuelsson, avança com uma importante alteração na estratégia comercial da marca para esta classe de veículos.

Samuelsson anunciou que os seus clientes querem “adquirir veículos de uma forma transparente e previsível”, pelo que as vendas dos modelos sem motores de combustão “vão passar a ser realizadas exclusivamente online”. Isto parece retirar os concessionários da equação, com vantagens para o fabricante em matéria de margens de lucro, sendo estranha a ideia deixada pelo CEO de que o sistema de comercialização que a Volvo utilizou até aqui – e a que continua a recorrer nas versões com motores de combustão – poder ser pouco transparente ou imprevisível.

De recordar que, após a apresentação mundial do XC40 eléctrico, em final de 2019, a Volvo abriu o período de encomendas e até hoje nunca tinha dado a impressão de pretender comercializar o SUV a bateria sem recorrer à rede de concessionários. Só agora que apresenta o também eléctrico C40 é que foi tornada pública a decisão de vender tudo o que seja veículos eléctricos exclusivamente através da internet.

As vendas online não são uma solução nova, uma vez que a Tesla utiliza-a desde o início, com a diferença que a marca norte-americana nunca recorreu ao conceito do concessionário tradicional. Resta saber que tipo de acordo vai a Volvo propor à sua rede de concessionários, uma vez que se em 2021 vão apenas existir dois eléctricos em venda directa, este número promete crescer rapidamente e tornar-se a parte mais representativa da gama.

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No site da Volvo em Espanha já é possível conhecer o preço proposto para o primeiro eléctrico da Volvo, o XC40 P8 AWD Recharge

O XC40 P8 AWD Recharge ainda não divulgou o preço em Portugal mas, dada a anunciada comercialização online, não deverá diferir muito do valor praticado no mercado espanhol (além do aumento resultante das diferentes taxas de IVA, de 20% para 23% entre nós), onde o eléctrico sueco é proposto por 54.623€, como ver acima. E, como agora foi noticiado, para venda exclusivamente online.