Para quem é fã da Ferrari, há mais um motivo para visitar a pequena ilha de Murano durante a próxima incursão por Veneza. Se Enzo Ferrari produziu o seu veículo com emblema Ferrari em 1947, os artesãos do cristal já deliciavam a nobreza da época quase 700 anos antes, quando em 1291 o risco de incêndio conduziu à sua deslocação de Veneza para a ilha vizinha de Murano, a somente um quilómetro de distância. Mas a mudança não beliscou minimamente a arte de trabalhar o vidro por parte dos artistas locais.

Em Murano dá-se diariamente forma às mais apaixonantes peças em cristal, de complexos lustres e jarrões até às pequenas missangas, passando ainda pelos animais, de que os cavalos fazem parte. Mas há um tipo de cavalo que é bastante procurado pelos turistas, precisamente aquele empinado nas patas traseiras: o Cavallino Rampante que serve de emblema à Ferrari.

Se o cavallino do construtor de Maranello impressiona, nada se compara à habilidade e à técnica com que é moldado pelos artesãos de Murano, puxando de um lado e esticando do outro, enquanto a massa de cristal ainda está maleável e terrivelmente quente. O vídeo que pode ver acima foi publicado pelo youtuber Pog em 2019, mas não perdeu nada desde então em termos de actualidade ou de beleza.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR