Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Título: O Meu País
Autora: Maria Filomena Mónica
Editora: Relógio d’Água
Páginas: 256
Preço: 19€

É impossível, a respeito de qualquer livro de Maria Filomena Mónica, não começar pelo estilo. A mistura entre autobiografia e História, a memória constante do fascínio juvenil pela descoberta do mundo, a tensão entre a vida que queria e o seu meio social, todas estas marcas a que este O Meu País não foge têm algumas vantagens: por um lado, conseguimos perceber a motivação da autora para chegar aos temas. E se, numa versão menos apurada, seria fácil tornar o registo pessoal uma espécie de confissão involuntária de quem julga que é a peça fundamental na História de um país ou de uma classe, a verdade é que Maria Filomena Mónica navega bem por estas águas: a importância, o interesse e a utilidade daquilo que é estudado ganha com o anúncio das preocupações da autora, o sentido da investigação torna-se mais claro e a própria narrativa aligeira em alguns momentos, o que torna a leitura agradável.

Por outro lado, algumas afirmações mais desabridas, ou os casos em que exemplos familiares tão anquilosados como quaisquer outros confirmam as teses expostas, têm também a sua utilidade: a ideia de que foi criada numa espécie de redoma elitista, distante do mundo, é mais uma declaração sobre o país do que sobre ela própria: é fundamental, nos livros de Filomena Mónica, a ideia de que as elites de meio do século passado foram criadas numa espécie de cegueira, em que seria possível viver sem dar, quer pelo mundo lá fora, quer pelo mundo cá dentro. A impreparação cultural e política, uma certa insensibilidade, tudo isso se pressente com mais força a partir do estilo de Maria Filomena Mónica do que se perceberia com as descrições e os exemplos mais canónicos de História social.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.