Frederico Varandas foi suspenso por 60 dias e multado em 15.300 euros na sequência de declarações no final do jogo do Sporting em Famalicão em que criticou de forma aberta a arbitragem de Luís Godinho após o empate a dois golos com um golo anulado a Sebastian Coates nos minutos finais da partida por falta sobre Luiz Júnior.

Conselho de Disciplina abre processo contra Frederico Varandas, João Mário e Miguel Braga

“De novo o árbitro Luís Godinho [n.d.r. árbitro do Sporting-FC Porto da terceira jornada], voltámos a ter um árbitro no VAR que não é o mesmo mas voltou a ter influência num momento capital. Faço de novo a mesma questão, que vou ter a mesma resposta: este lance final de anular o golo ao Coates, com um dos rivais, Benfica ou FC Porto, nunca seria anulado. Nunca! Num jogo de futebol existem erros normais, um ou outro, o que me preocupa é a natureza e a forma como é visto o VAR, curiosamente nos dois jogos em que perdemos pontos”, disse em Famalicão após o encontro, realizado a 5 de dezembro, o presidente do conjunto verde e branco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O golo é limpo, tinham de ir ao VAR porque era preciso anular. Eram quatro pontos, começaram a tremer…”, acusa Varandas

“Este lance do golo do Coates é limpo, é um golo limpo. Depois o que acontece? Vamos utilizar o VAR e vamos tentar encontrar alguma coisa que justifique poder anular o golo. Foi preciso pôr uma câmara microscópica, com uma ampliação de 64 vezes e vamos ver a intenção, do toque do braço e é preciso anular o golo. Volto a dizer: jamais seria anulado com os nossos rivais, jamais! Lamento mas enquanto presidente do Sporting custa muito ver quatro pontos retirados por uma utilização má do VAR. Não estou a falar dos lances discutíveis, isto é uma má utilização do VAR e foi isso que aconteceu”, prosseguiu, criticando também a prestação do VAR.

Conselho de Disciplina suspende Frederico Varandas por 45 dias (por declarações feitas há quase quatro meses)

De recordar que, em fevereiro, Frederico Varandas tinha sido alvo de uma suspensão de 45 dias por críticas à arbitragem do mesmo Luís Godinho mas no Sporting-FC Porto, a contar para a quarta jornada da Liga (2-2). Em maio, o presidente leonino foi sancionado pelo mesmo tempo por críticas ao homólogo Pinto da Costa.

Frederico Varandas suspenso por 45 dias e multado em 7.650 euros

Além do número 1 verde e branco, e ainda no âmbito desse Famalicão-Sporting (e declarações após o mesmo), o médio João Mário foi sancionado com um jogo de suspensão e uma multa de 1.530 euros, ao passo que Miguel Braga, diretor de comunicação dos leões, foi suspenso por 22 dias com uma multa de 3.830 euros. Ambos os castigos foram sustentados por aquilo que foi considerado como “lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa”. Por fim, a Sporting SAD foi também multada por um valor de 20.910 euros.