Sete dias depois, o Famalicão-Sporting ainda é assunto. E mais uma vez por questões que se passaram fora das quatro linhas: o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou este sábado que vai avançar com mais três processos disciplinares a elementos verde e brancos na sequência das declarações após o jogo.

O VAR cortou o Pé de Feijão do João (a crónica do Famalicão-Sporting)

“Instauração de processo disciplinar a Frederico Varandas, a Miguel Braga e a João Mário, por deliberação da Secção Profissional, de 9 de dezembro de 2020, tendo por base participação disciplinar apresentada pelo Conselho de Arbitragem da FPF, por alegadas declarações proferidas em órgão de comunicação social. O processo foi enviado, ontem [sexta-feira], à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução”, informa o comunicado conhecido esta tarde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Vejam que o próprio guarda-redes cai no relvado tranquilo e depois chama o VAR para ver como é que com aquela visão microscópica conseguiam anular o golo e lá se consegue. E depois vêm os especialistas, a dizer do frame, que toca… Por amor de Deus… O golo é limpo em qualquer campo, qual é a diferença? Sabem qual é? Eram quatro pontos de avanço e começam a tremer, mas quanto mais tremem mais força dão àquele grupo, isso vos garanto”, acusou no final do encontro Frederico Varandas, entre várias outras críticas à arbitragem do jogo.

“O golo é limpo, tinham de ir ao VAR porque era preciso anular. Eram quatro pontos, começaram a tremer…”, acusa Varandas

“De novo o árbitro Luís Godinho, voltámos a ter um árbitro no VAR que não é o mesmo mas voltou a ter influência num momento capital. Faço de novo a mesma questão, que vou ter a mesma resposta: este lance final de anular o golo ao Coates, com um dos rivais, Benfica ou FC Porto, nunca seria anulado. Nunca! Num jogo de futebol existem erros normais, um ou outro, o que me preocupa é a natureza e a forma como é visto o VAR, curiosamente nos dois jogos em que perdemos pontos. Este lance do golo do Coates é limpo, é um golo limpo. Depois o que acontece? Vamos utilizar o VAR e vamos tentar encontrar alguma coisa que justifique poder anular o golo. Foi preciso pôr uma câmara microscópica, com uma ampliação de 64 vezes e vamos ver a intenção, do toque do braço e é preciso anular o golo. Volto a dizer: jamais seria anulado com os nossos rivais, jamais! Lamento mas enquanto presidente do Sporting custa muito ver quatro pontos retirados por uma utilização má do VAR. Não estou a falar dos lances discutíveis, isto é uma má utilização do VAR e foi isso que aconteceu”, apontou o líder leonino.

Conselho de Arbitragem valida decisão de Luís Godinho (e contraria Varandas): golo de Coates bem anulado

“É difícil explicar. Anularam um golo limpo. Já vi a repetição várias vezes e não consigo ver falta. Estas situações não controlamos. Não consigo entender a decisão do árbitro. Hoje não nos deixaram ganhar”, disse João Mário, que comentou ainda o que se passou no final do encontro junto dos balneários das duas equipas. “Existiram várias faltas de respeito por parte do banco do Famalicão para os nossos jogadores durante a parte e claro que não somos de ferro”, referiu também na flash interview, numa situação que está também sob alçada disciplinar.

Associação de árbitros repudia críticas e pede intervenção da FPF

“Em nove jogos para o Campeonato perdemos pontos em dois e sempre com o mesmo árbitro. O Luís Godinho não apitou bem com o Sporting e, se me perguntarem, digo que não quero ver mais o Luís Godinho a apitar o Sporting, até para proteção do próprio árbitro. Devia confiar nos seus instintos pois decide bem mas depois estraga tudo quando vai ao VAR. Já expulsou o Rúben Amorim duas vezes que nunca tinha sido expulso como jogador. O Luís Godinho não tem condições para apitar os jogos do Sporting”, apontou Miguel Braga, diretor de comunicação do clube, no programa Raio-X da Sporting TV. “Sobre o comunicado da APAF só posso dizer que são coerentes. Quando fala o Sporting reagem mas quando falam os outros estão calados. É uma dualidade de critérios dentro e fora do campo. Acho estranhíssimo a rapidez com que soltaram uma decisão para os jornais desportivos de uma forma tão célere sobre um lance… Não contribui em nada para a transparência”, acrescentou.

“Roubalheira do car****, isto é uma vergonha”: Rúben Amorim falha três jogos do Sporting após suspensão por 15 dias

De acrescentar que, ainda no Famalicão-Sporting, Rúben Amorim foi suspenso por 15 dias após a segunda expulsão da época (falhando assim três jogos, contra P. Ferreira, Farense e Mafra), Pedro Gonçalves cumpriu castigo de um jogo na Taça de Portugal pelo vermelho por acumulação e foi ainda aberto um processo de inquérito para apurar tudo o que se passou ao intervalo e no final do jogo junto dos balneários das duas equipas.