As temperaturas vão continuar a subir e dez concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre e Castelo Branco apresentam esta sexta-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os termómetros vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Coimbra, Bragança, Porto, Braga e Viana do Castelo) 37 (em Évora e Santarém).

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) decidiu esta sexta-feira, elevar o estado de alerta especial para incêndios rurais para nível amarelo em nove distritos, face ao quadro meteorológico previsto para os próximos dias.

Em declarações aos jornalistas na sede da Proteção Civil, em Carnaxide, concelho de Oeiras, o comandante da ANEPC, André Fernandes, indicou que este estado de alerta vigora até segunda-feira nos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Évora, Setúbal, Beja, Faro e Portalegre.

Com base neste aumento do estado de alerta, foram então solicitados quer os meios complementares de apoio ao combate da Autoridade Nacional e do Instituto de Conservação Natureza e Florestas para aumentarem o seu estado de prontidão para o apoio ao combate”, salientou.

O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Centro até início da manhã e subida da temperatura, em especial da máxima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado, soprando moderado a forte nas terras altas do Centro e Sul até início da manhã e a partir do meio da tarde e na faixa costeira ocidental.

Todos os distritos de Portugal continental, o arquipélago da Madeira e as ilhas Terceira e Flores, nos Açores, apresentam um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o IPMA.

As ilhas do Faial (grupo central dos Açores) e São Miguel (grupo oriental dos Açores) estão esta sexta-feira com níveis elevados de exposição à radiação UV. Para as regiões com risco muito elevado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.