790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"A Lenda do Cavaleiro Verde". À procura da redenção num poema medieval

Este artigo tem mais de 2 anos

Em "A Lenda do Cavaleiro Verde", David Lowery recuperou uma obra do século XIV em volta do Rei Artur, moldou-a, deu-lhe tempo e espaço, questiona o "valentia masculina" e fez um grande filme.

Dev Patel é o protagonista, admirável no papel de Gawain, homem em busca de uma glória fantasiada
i

Dev Patel é o protagonista, admirável no papel de Gawain, homem em busca de uma glória fantasiada

Dev Patel é o protagonista, admirável no papel de Gawain, homem em busca de uma glória fantasiada

David Lowery escreveu e realizou “A Lenda do Cavaleiro Verde”, filme de abertura do MotelX e que chega às salas nesta quinta-feira. É uma sábia adaptação de um poema inglês do século XIV em volta do imaginário do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda. Lowery assina uma história da idade média que se enquadra na perfeição aos nossos tempos. Está tudo nas entrelinhas, com o realizador a tomar muitas liberdades em relação ao original: e se esquecêssemos esta coisa da bravura e nos preocupássemos só em ser bons?

Tudo isto fala de coragem. Ou cobardia. O teste é feito a Gawain (um admirável Dev Patel), sobrinho do Rei Artur (Sean Harris): Gawain, um guerreiro sem batalhas; Rei Artur, um rei envelhecido e sem sucessor, que vê no seu sobrinho o possível cavaleiro que pode seguir a linhagem. Gawain, um homem sem histórias, facto bem visível no início no filme, seja pela forma como lida com a prostituta (Alicia Vikander) que lhe satisfaz os desejos, ou pelo modo confortável e embaraçado com que se senta ao lado de Artur durante o jantar de Natal. Gawain precisa de um teste, precisa de uma lenda.

É aqui que entra o Cavaleiro Verde. Que não é bem verde, mas uma criatura que se assemelha a uma árvore, rodeado por detalhes reminescentes da natureza. Invocada por um ritual da mãe de Gawain (que é apenas a “mãe”, embora se sugira que seja Morgan le Fay, feiticeira do imaginário Arturiano) durante o jantar de Natal no reino, a criatura surge no repasto com uma proposta: qual é o homem com coragem suficiente para lhe cortar a cabeça e, daqui a um ano, reencontrar-se com o Cavaleiro Verde para sofrer igual destino. Um jogo, um teste.

Ninguém se chega à frente. Gawain vê aqui uma oportunidade: vencer o Cavaleiro Verde e ficar com os louros de uma vitória. Aceita a proposta, agarra na Excalibur de Artur e corta a cabeça do Cavaleiro. Pouco depois, este último recoloca a cabeça no sítio, ri-se e diz que aguarda por ele no Natal seguinte para terminar o jogo. A história avança, Gawain goza a sua “conquista”, bebe de graça, mantém uma espécie de relação com Essel e tem finalmente uma história para contar, que entretém as crianças e alimenta o imaginário cavaleiro/herói. Mas é uma história que ainda não está completa e é por isso que Gawain tem de reencontrar-se com o Cavaleiro Verde e perder a cabeça. Será um ciclo que se fecha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se até este o momento o trabalho de Lowery surpreende pelas subtilezas da história, os detalhes nos diálogos e o modo despojado com que apresenta a cobardia do protagonista, a partir do momento em Gawain sai do castelo (numa das grandes cenas do filme, onde tanto acontece por acontecer nada), “A Lenda Do Cavaleiro Verde” continua sempre a ganhar, com uma fotografia que apela à fantasia (e esquecendo o medieval), cheia de simbolismo entre o fim do imaginário pagão inglês e o início do cristianismo.

Gawain tem medo da própria história. Lowery revela isso mesmo nos instantes iniciais e confronta o espectador e a personagem ao longo do filme. Seja numa mesa com nada para contar, seja na incapacidade de dar uma resposta a Essel sobre um compromisso. Gawain é um cobarde que quer construir a sua própria história perdendo a cabeça, quando na verdade já é um cavaleiro de cabeça perdida.

"A Lenda do Cavaleiro Verde" é um filme que se molda a partir de uma obra antiga, procura a reinvenção e deixa espaço para a interpretação de quem o vê

A viagem de Gawain até encontrar o Cavaleiro Verde cumpre-se com a ideia de testes para provar a valentia. E esse tom criado pelo realizador é a força motora de “A Lenda do Cavaleiro Verde”. Há qualquer coisa que fica por fazer, por acontecer, por concretizar. Ao longo do filme, pode parecer quase falta de tempero, mas revela-se algo mais fundamental e valioso quando chegamos ao fim.

“A Lenda do Cavaleiro Verde” devia ter-se estreado no ano passado, mas a pandemia atrasou os planos. Com o tempo extra, David Lowery tornou o filme maior, deu mais contexto ao protagonista. O maior ato de coragem de “A Lenda do Cavaleiro Verde” é a do realizador em contar uma história sobre como a bravura é sobrevalorizada. Por vezes, basta aos homens – ou aos líderes – serem bons. Mas nem sempre o que é aparentemente simples é fácil (ou quase nunca) e David Lowery mostra-o com mestria: através da história clássica que recupera e através deste filme enquanto objeto visual e plástico, que se molda a partir de uma obra antiga, procura a reinvenção e deixa espaço para a interpretação de quem o vê.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora